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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBetlinski, Carlos-
dc.creatorLobo, Dalva de Souza-
dc.creatorBarbosa, Vanderlei-
dc.date.accessioned2022-03-30T22:23:25Z-
dc.date.available2022-03-30T22:23:25Z-
dc.date.issued2021-01-
dc.identifier.citationBETLINSKI, C.; LOBO, D. de S.; BARBOSA, V. Educação estética em “Rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “A idade da terra” (Glauber Rocha). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 69, p. 1501-1539, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49080.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49629-
dc.description.abstractThe present essay analyzed the topic aesthetics education from the literary text "One-Way Street", by Walter Benjamin, and the film "The Age of the Earth" by Glauber Rocha. It aimed to identify similarities between the allegorical constructions present in the two works, as well as, to describe the pedagogical potentialities present in the images-thoughts produced by them together with the receiver. We defined as questioning the understanding of criticism and teaching potential of the allegorical form mediated by literature and cinema. Our main objective was to identify the allegorical characteristics in creating the works, conceiving relationships with historical, economic and cultural contexts in which they were created. Our main results point out that cinema and literature are privileged spaces of images-thoughts construction, and that associated with the philosophical concepts they can potentiate the interpretation and the criticism of the historical, economic and cultural reality, deriving the educational dimension of the image that we believe educators may best explore.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceEducação e Filosofiapt_BR
dc.subjectEducação estéticapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAesthetics educationpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectAllegorypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleEducação estética em “Rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “A idade da terra” (Glauber Rocha)pt_BR
dc.title.alternativeAesthetics education in "One-Way Street" by Walter Benjamim and in "The Age of the Earth" by Glauber Rochapt_BR
dc.title.alternativeEducación estética en "Calle de sentido único” (Walter Benjamim) y en “La edad de la tierra ” (Glauber Rocha)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente ensaio analisou o tema da educação estética a partir do texto literário “Rua de mão única” de Walter Benjamin e do filme “A idade da terra” de Glauber Rocha e buscou identificar semelhanças entre a forma alegórica presente nas duas obras, bem como descrever as potencialidades pedagógicas presentes nas imagens-pensamentos produzidas por elas junto ao receptor. Definimos como problematização a compreensão do potencial de crítica e ensino da forma alegórica mediada pela literatura e pelo cinema. Nosso principal objetivo foi identificar as características alegóricas na construção das obras, entendendo as relações com os contextos históricos, econômicos e culturais em que foram produzidas. Como principais resultados de nossa investigação apontamos que o cinema e a literatura são espaços privilegiados de construção de imagens-pensamentos, que associados aos conceitos filosóficos potencializam a interpretação e a crítica da realidade histórica, econômica e cultural, derivando na dimensão pedagógica da imagem que acreditamos possa ser melhor explorada pelos educadores.pt_BR
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