Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurtado, Evandro de Andrade-
dc.date.accessioned2022-04-18T18:20:18Z-
dc.date.available2022-04-18T18:20:18Z-
dc.date.issued2022-04-18-
dc.date.submitted2022-02-21-
dc.identifier.citationFURTADO, E. de A. A ambivalência gótico grotesca e os românticos demônios de Aluísio Azevedo. 2022. 111 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49745-
dc.description.abstractAluísio Azevedo’s Demônios stands out from most of his work because it deals with elements that are not dear to the naturalist aesthetic of which the author was adept to. It is possible to observe that the literature of the end of the 19th century was strongly influenced by romantic aspects, especially its dark side: the Gothic (MELLO, 2018; SENA, 2017a). Since the Gothic aesthetic is used here in a context in which it was rejected, we define it as a transgressive aesthetic and, therefore, grotesque when considering the definition of the latter term by authors such as Kayser, Hugo, Harpham, and Sodré & Paiva. This work deals with the concept of Gothic based on Botting, Kilgour, and Punter, and with the naturalistic elements from the perspective of Baguley. Thus, we seek to find out how Aluísio Azevedo worked with this hybrid aesthetic that uses naturalistic and grotesque gothic elements in Demônios. We established as the main objective to understand the configuration of the hybrid aesthetic used in Demônios, and as the specific objectives, to identify converging elements among gothic, grotesque and naturalism, as well as to analyze fragments of the work from the perspective of a hybrid aesthetics. We also take into account that the original version of the work was published in 1891, on the eve of the first presidential election of the new Brazilian republic. Therefore, we assume that this aesthetic was used to metaphorize a social discomfort present in the context of production of Demônios. Although we use the 1893 version of the story, the initial proposal does not change since we consider that only a brief passage was suppressed in relation to the very first version. Among the results, it was possible to confirm the use of a hybrid aesthetic in Demônios as the author mixes naturalistic and grotesque gothic elements to create a negative and uncomfortable feeling. Elements of the plot also suggest an anticipation of possible changes in the country that could be positive/ist or negative, and Aluísio works with this double possibility, specially at the end of Demônios.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAzevedo, Aluísio, 1857-1913pt_BR
dc.subjectNaturalismopt_BR
dc.subjectGóticopt_BR
dc.subjectGrotesco na literaturapt_BR
dc.subjectNaturalismpt_BR
dc.subjectGothicpt_BR
dc.subjectGrotesque in literaturept_BR
dc.titleA ambivalência gótico grotesca e os românticos demônios de Aluísio Azevedopt_BR
dc.title.alternativeGothic grotesque ambivalence and Aluísio Azevedo’s romantic demonspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Lobo, Dalva de Souza-
dc.contributor.referee1Lobo, Dalva de Souza-
dc.contributor.referee2Franco, Roberta Guimarães-
dc.contributor.referee3Diógenes, Nivaldo Medeiros-
dc.description.resumoO conto "Demônios" de Aluísio Azevedo destoa da maior parte de sua obra por envolver elementos que não são caros à estética naturalista da qual o autor era adepto. Observa-se que a literatura do fim do século XIX sofreu forte influência de aspectos românticos, em especial, de sua faceta sombria: o gótico (MELLO, 2018; SENA, 2017a). Sendo a estética gótica utilizada, aqui, em um contexto no qual era rejeitada, a definimos como uma estética transgressora e, portanto, grotesca ao levarmos em consideração a definição desse último termo por autores como Kayser, Hugo, Harpham, e Sodré & Paiva. O conceito de gótico foi trabalhado a partir de Botting, Kilgour e Punter, assim como tratamos de elementos naturalistas a partir da perspectiva de Baguley. A partir disso, buscamos descobrir como Aluísio Azevedo trabalhou com essa estética híbrida que utiliza de elementos naturalistas e góticos grotescos no conto supracitado. Estabelecemos como objetivo principal compreender a configuração da estética híbrida utilizada em "Demônios", e como objetivos específicos, identificar elementos convergentes entre o gótico, o grotesco e o naturalismo, e analisar fragmentos da obra na perspectiva da estética híbrida. Levamos também em consideração que a versão original da obra foi publicada em 1891, às vésperas da primeira eleição presidencial da então nova república brasileira. Assim, partimos do pressuposto que tal estética foi utilizada a fins de metaforizar um desconforto social presente no contexto de produção do conto. Ainda que utilizemos da versão de 1893 do conto, a proposta inicial não se altera ao considerarmos que apenas um breve trecho foi suprimido em relação à primeira versão. Entre os resultados, foi possível confirmar a utilização de uma estética híbrida em "Demônios", sendo que o autor mescla elementos naturalistas e góticos grotescos para criar um sentimento negativo e desconfortante. Elementos da trama também sugerem uma antecipação de eventuais mudanças no país que poderiam ser positiv(ist)as ou negativas, sendo que Aluísio trabalha com essa dupla possibilidades, inclusive, ao final do conto.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Estudos da Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4624172187254414pt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_A ambivalência gótico grotesca e os românticos demônios de Aluísio Azevedo.pdf685,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.