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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Fernanda Teixeira Franco-
dc.creatorFigueira, Mariane-
dc.creatorCalegario, Cristina Lelis Leal-
dc.date.accessioned2022-04-20T21:56:39Z-
dc.date.available2022-04-20T21:56:39Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.citationRIBEIRO, F. T. F.; FIGUEIRA, M.; CALEGARIO, C. L. L. The Role of External Knowledge in the Innovative Activities of Agricultural Biotechnology Multinationals. Internext, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 271–288, Sept./Dec. 2021. DOI: 10.18568/internext.v16i3.610.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49786-
dc.description.abstractObjective: To evaluate the influence of external knowledge absorbed on the potential to innovate of multinational companies (MNCs), in the genetically modified (GM) seed sector from 2000 to 2018. Method: A quantitative approach was applied. Data was composed of the main patents filed by MNCs in the GM seed sector, collected from the Espacenet database, the MNCs’ annual reports, and the INPI database. Variables were analyzed using panel regression model. Main results: Results showed that the MNCs’ own resources, as well as the external knowledge absorbed were individually significant. The Interactive variable was not significant in the model. Relevance/ Originality: In addition to addressing literature gaps related for instance to the need to investigate the factors that influence the generation of innovation in multinationals, the present study focused on the agricultural biotechnology sector, which is of paramount importance for the innovations generated in agriculture. Theoretical contributions: This study contributes by filling literature gaps related to the need to understand how important is the influence of the external knowledge and resources to the innovative capabilities of MNCs. Social contributions: This paper helps managers be conscious of the fact that innovation is not only developed internally, involving the MNC’s own network, but in fact, innovation requires relationships with other companies, allowing the access of external knowledge and resources.pt_BR
dc.languageenpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Propaganda e Marketing - ESPMpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext)pt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectPatentspt_BR
dc.subjectMultinational Companiespt_BR
dc.subjectInnovative Scalept_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectPatentespt_BR
dc.subjectEmpresas multinacionaispt_BR
dc.subjectEscala inovativapt_BR
dc.titleThe role of external knowledge in the innovative activities of agricultural biotechnology multinationalspt_BR
dc.title.alternativeO papel do conhecimento externo nas atividades inovadoras de multinacionais da área da Biotecnologia Agrícolapt_BR
dc.title.alternativeEl papel del conocimiento externo en las actividades innovadoras de las multinacionales en el área de la Biotecnología Agrícolapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Avaliar a influência do conhecimento externo absorvido sobre o potencial inovador das empresas multinacionais (EMNs), do setor de sementes geneticamente modificadas (GM) de 2000 a 2018. Método: Uma abordagem quantitativa foi aplicada. Os dados foram compostos pelas principais patentes depositadas por EMNs no setor de sementes GM, coletadas da base Espacenet, dos relatórios anuais das EMNs e da base do INPI. As variáveis foram analisadas por meio de modelo de regressão em painel. Principais resultados: Os resultados mostraram que os recursos próprios das EMNs, bem como o conhecimento externo absorvido, foram individualmente significativos. A variável interativa não foi significativa no modelo. Relevância/originalidade: Além de abordar lacunas da literatura relacionadas à necessidade de investigar os fatores que influenciam a inovação nas multinacionais, esse estudo teve como foco o setor de biotecnologia agrícola, de suma importância para as inovações geradas na agricultura. Contribuições teóricas: Este estudo contribui preenchendo lacunas da literatura relacionadas à necessidade de compreender o quão importante é a influência do conhecimento e recursos externos para as capacidades inovativas das EMNs. Contribuições sociais: Este artigo ajuda os gestores a terem consciência de que a inovação não se desenvolve apenas internamente, envolvendo a própria rede da multinacional, mas, de fato, a inovação requer o relacionamento com outras empresas, permitindo o acesso a conhecimentos e recursos externos.pt_BR
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