Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49867
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Batista, Jordana Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T17:44:38Z | - |
dc.date.available | 2022-05-05T17:44:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-04 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, J. R. Diante da imagem: fundamentos epistemológicos para os processos pedagógicos. 2022. 60 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49867 | - |
dc.description.abstract | We are daily confronted by multiple images reproduced by different digital devices. Nevertheless, the research on screen aimed to understand the process of knowledge construction through the imagery reading of these techno-images. Though, the research was divided into two articles, the first one brings an epistemological theoretical basis based on the studies of Vilém Flusser (2002, 2012) and Didi-Huberman (1998, 2013), and the second one has as main objective to bring the practical representation of technical images in the form of memes as an instrument of pedagogical application for public schools. In this way, the following specific objectives were proposed: to conceptualize technical image and dialectical image in Flusser (2002, 2012) and Didi-Huberman (1998, 2013) and to identify the epistemological foundations arising from the presence of these images in pedagogical processes. Therefore, we obtained as a final product a pack of memes that inspire the elaboration of didactic sequences in order to contribute to the pedagogical process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Imagem técnica | pt_BR |
dc.subject | Processo pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Leitura de imagens | pt_BR |
dc.subject | Technical image | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical process | pt_BR |
dc.subject | Image reading | pt_BR |
dc.title | Diante da imagem: fundamentos epistemológicos para os processos pedagógicos | pt_BR |
dc.title.alternative | In front of the image: epistemological foundations for pedagogical processes | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Betlinski, Carlos | - |
dc.contributor.referee1 | Lobo, Dalva de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Thiago Antunes | - |
dc.description.resumo | Somos diariamente confrontados por múltiplas imagens reproduzidas por diversos aparelhos digitais. Tendo isso em vista, a pesquisa em tela objetivou compreender o processo de construção do conhecimento por meio da leitura imagética dessas tecnoimagens. A pesquisa foi dividida em dois artigos, o primeiro que traz uma base teórica epistemológica com base nos estudos de Vilém Flusser (2002, 2012) e Didi-Huberman (1998, 2013), e o segundo que tem como principal objetivo trazer a representação prática das imagens técnicas na forma de memes como instrumento de aplicação pedagógico. Desta forma, foram propostos como objetivos específicos do trabalho: conceituar imagem técnica e imagem dialética em Flusser (2002, 2012) e Didi-Huberman (1998, 2013) e identificar os fundamentos epistemológicos decorrentes da presença dessas imagens nos processos pedagógicos. Diante tal base de dados obtivemos como produto final um pack de memes que inspiram a elaboração de sequências didáticas a fim de contribuir com o processo pedagógico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Diante da imagem fundamentos epistemológicos para os processos pedagógicos.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.