Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Jordana Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-05-05T17:44:38Z-
dc.date.available2022-05-05T17:44:38Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationBATISTA, J. R. Diante da imagem: fundamentos epistemológicos para os processos pedagógicos. 2022. 60 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49867-
dc.description.abstractWe are daily confronted by multiple images reproduced by different digital devices. Nevertheless, the research on screen aimed to understand the process of knowledge construction through the imagery reading of these techno-images. Though, the research was divided into two articles, the first one brings an epistemological theoretical basis based on the studies of Vilém Flusser (2002, 2012) and Didi-Huberman (1998, 2013), and the second one has as main objective to bring the practical representation of technical images in the form of memes as an instrument of pedagogical application for public schools. In this way, the following specific objectives were proposed: to conceptualize technical image and dialectical image in Flusser (2002, 2012) and Didi-Huberman (1998, 2013) and to identify the epistemological foundations arising from the presence of these images in pedagogical processes. Therefore, we obtained as a final product a pack of memes that inspire the elaboration of didactic sequences in order to contribute to the pedagogical process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectImagem técnicapt_BR
dc.subjectProcesso pedagógicopt_BR
dc.subjectLeitura de imagenspt_BR
dc.subjectTechnical imagept_BR
dc.subjectPedagogical processpt_BR
dc.subjectImage readingpt_BR
dc.titleDiante da imagem: fundamentos epistemológicos para os processos pedagógicospt_BR
dc.title.alternativeIn front of the image: epistemological foundations for pedagogical processespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee1Lobo, Dalva de Souza-
dc.contributor.referee2Souza, Thiago Antunes-
dc.description.resumoSomos diariamente confrontados por múltiplas imagens reproduzidas por diversos aparelhos digitais. Tendo isso em vista, a pesquisa em tela objetivou compreender o processo de construção do conhecimento por meio da leitura imagética dessas tecnoimagens. A pesquisa foi dividida em dois artigos, o primeiro que traz uma base teórica epistemológica com base nos estudos de Vilém Flusser (2002, 2012) e Didi-Huberman (1998, 2013), e o segundo que tem como principal objetivo trazer a representação prática das imagens técnicas na forma de memes como instrumento de aplicação pedagógico. Desta forma, foram propostos como objetivos específicos do trabalho: conceituar imagem técnica e imagem dialética em Flusser (2002, 2012) e Didi-Huberman (1998, 2013) e identificar os fundamentos epistemológicos decorrentes da presença dessas imagens nos processos pedagógicos. Diante tal base de dados obtivemos como produto final um pack de memes que inspiram a elaboração de sequências didáticas a fim de contribuir com o processo pedagógico.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Diante da imagem fundamentos epistemológicos para os processos pedagógicos.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.