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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50296
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Romero, Tania Regina de Souza | - |
dc.creator | Pereira, Josilene Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T17:06:25Z | - |
dc.date.available | 2022-06-22T17:06:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-19 | - |
dc.identifier.citation | ROMERO, T.; PEREIRA, J. (Trans)formações na identidade docente na voz dos pibiders. PERcursos Linguísticos, Vitória, v. 11, n. 27, p. 169-187, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.34152. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50296 | - |
dc.description.abstract | This article aims at discussing the experience of tenundergraduate students from a Language Course in a public university in order to understand the meanings they (re)constructed with their participation in the Institutional ScholarshipsProgramfor TeachingInternship (PIBID), sub-project English.A qualitative research (FLICK, 2009) was, therefore carried outwhich, after contextualizing the teaching of the English language in Brazil (CELANI, 2010; LEFFA, 2016; SZUNDY, 2017), is theoretically basedon recent elaborations on language teacher education (CELANI, 2016; SILVESTRE, 2017) and on the role of narratives to bring about reflections during this process (BARCELOS; RUOHOTIE-LYHTY, 2018; MELLO, 2020), as well as on language teacher identities (BARKHUIZEN,2017; FREITAS; VELASQUES, 2018; REICHMANN; ROMERO,2019). The results of this research confirm the Program potential to intervene aiming atidentity transformations, since the collaborators statementscould reveal their learnings which were socially constructed while developing the tasksproposed. These learningsespeciallyresulted fromthe interactions with peers, public school students, teachers and educators from the University. In this perspective, one may endorse that PIBID has led to the ressignification in the identity of future teachers of English, which may set the path for qualitative changes in teaching and learning practices for the public school. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | Revista PERcursos Linguísticos | pt_BR |
dc.subject | Identidades docentes | pt_BR |
dc.subject | Formação docente em Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Teacher identities | pt_BR |
dc.subject | English teacher education | pt_BR |
dc.subject | Narratives | pt_BR |
dc.title | (Trans)formações na identidade docente na voz dos pibiders | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo visa a discutir relatos de experiência de dez licenciandos de Letras de uma universidade pública para se compreender os significados que (re)construíram com sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sub-projeto Inglês. Desenvolveu-se, portanto, uma pesquisa qualitativa (Flick, 2009) que, após contextualizar o ensino de língua inglesa no Brasil (Celani, 2010; Leffa, 2016; Szundy, 2017), apoia-se teoricamente em elaborações recentes sobre a formação do professores de línguas (Celani, 2016; Silvestre, 2017) e o papel de narrativas para deflagrar reflexões durante nesse processo (Barcelos; Ruohotie, 2018; Mello, 2020), bem como sobre as identidades do docente de línguas (Barkhuizen,2017; Freitas; Velasques,2018; Reichmann; Romero, 2019). Os resultados da pesquisa confirmam o potencial do Programa em intervir para transformações identitárias, uma vez que os dizeres dos participantes colaboradores puderam revelar as aprendizagens construídas socialmente com o desenvolvimento dos trabalhos propostos. Essas aprendizagens foram ocasionadas especialmente pelas interações com colegas, alunos da escola pública, com professores e educadores da universidade. Sendo assim, constata-se que o PIBID proporcionou ressignificação da identidade docente dos futuros professores de inglês, o que pode encaminhar mudanças qualitativas na prática de ensino-aprendizagem da escola pública. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
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