Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLobato, Christiane Batista de Paulo-
dc.creatorBrito, Mozar José de-
dc.creatorBrito, Valéria da Glória Pereira-
dc.creatorPaiva, André Luiz de-
dc.date.accessioned2022-06-27T13:10:52Z-
dc.date.available2022-06-27T13:10:52Z-
dc.date.issued2021-04-13-
dc.identifier.citationLOBATO, C. B. de P. et al. As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 22, n. 57, p. 87-100, ago. 2020. DOI: 10.5007/2175-8077.2020.e78372.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50354-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to comprehend the construction of entrepreneurial practices in family businesses. In order to do so, we studied four family businesses from the cachaçaindustry through a qualitative multicase study.We observed that entrepreneurial practices of organization creation, of opportunities’ identification and exploration, of production and commercialization, and of innovation, contributed alltogheter for these businesses’ evolution, competitivity and survival. Therefore, we consider the approach of entrepreneurship through entrepreneurial practices may constitute an alternative for the development of the field, contributing to a more comprehensive analysis of entrepreneurial phenomena in general, and of family businesses in particular.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Ciências da Administraçãopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceRevista de Ciências da Admistraçãopt_BR
dc.subjectEstratégia como práticapt_BR
dc.subjectConstrutivismo realistapt_BR
dc.subjectCachaça - Minas Geraispt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectStrategy as practicept_BR
dc.subjectRealistic constructivismpt_BR
dc.subjectPraxispt_BR
dc.titleAs estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivistapt_BR
dc.title.alternativeCachaça production and market strategy: a realistic constructivist approachpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consistiu em compreender a construção de práticas empreendedoras em empresas familiares. Para tanto, foram estudadas, com base em um estudo qualitativo de casos múltiplos, quatro organizações familiares que atuam no setor de produção de cachaça artesanal. Verificou-se que as práticas empreendedoras de criação de organizações, de construção, identificação e exploração de oportunidades, de produção e comercialização, e de inovação, quando analisadas em conjunto, contribuíram para a evolução, competitividade e sobrevivência dessas empresas. Diante disso, considera-se que a abordagem do empreendedorismo pela via das práticas empreendedoras pode constituir uma alternativa para o desenvolvimento de estudos e pesquisas, e contribuir para uma análise mais compreensiva do fenômeno empreendedor em geral, e de empresas familiares em particular.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons