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dc.creatorReis , Gilmar de Paiva-
dc.date.accessioned2022-07-04T18:54:59Z-
dc.date.available2022-07-04T18:54:59Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.date.submitted2022-05-27-
dc.identifier.citationREIS, G. de P. Os gêneros do discursivos no processo de ensino e a aprendizagem da leitura: um olhar a partir do referencial teórico Bakthiniano. 2022. 106 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50451-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the discursive genres in the teaching and learning process considering the Bakthinian propositions. The study of discursive genres is covered from a dialogic-enunciative perspective, mainly considering the teaching of reading. The concept of discursive genres is analyzed through Bakhtin's contributions, and the way in which multiple discursive genres can be used in the classroom today in view of the paradigm of active responsive understanding of teaching. The dissertation has a textual architecture based on the arrangement of two bibliographic research articles that point out the concept of discursive genre from Bakhtin's perspective, the way in which it is possible to work genres in the classroom, this research points out how the dynamics can be guided between students and teachers considering the integration of culture and life. The objective is to specify how pedagogical narratives approach life by providing a teaching guided by multiliteracies with the use of language present in society and that provide the realization of a lively, dynamic, active and responsible teaching. The results point to the need to broaden the discussion on the subject, in view of the recent educational changes promoted by restrictive educational policies in relation to teacher autonomy, a contradictory factor to the Bakthinian assumptions. Nevertheless, it is concluded to encourage the practice of teaching active responsive reading, as a means of providing the training of individuals who can understand the nuances of the discursive genre to which they are aimed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectConcepções de ensino da leiturapt_BR
dc.subjectViés enunciativo-dialógicopt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectReading teaching conceptspt_BR
dc.subjectEnunciative-dialogical biaspt_BR
dc.subjectLiterature reviewpt_BR
dc.subjectDiscourse genrespt_BR
dc.titleOs gêneros do discursivos no processo de ensino e a aprendizagem da leitura: um olhar a partir do referencial teórico Bakthinianopt_BR
dc.title.alternativeThe discursive genres in the process of teaching and learning reading: a look from the Bakthinian theoretical referencept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Villarta, Marco Antonio-
dc.contributor.referee1Oliveira, Dedilene Alves de Jesus-
dc.contributor.referee2Ferreira, Helena Maria-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar os gêneros discursivos no processo de ensino e aprendizagem considerando as proposições bakthinianas. Percorre-se o estudo dos gêneros discursivos a partir de uma perspectiva dialógico-enunciativa, considerando principalmente o ensino da leitura. Analisa-se o conceito de gêneros discursivos mediante os contributos de Bakhtin, e o modo como os múltiplos gêneros discursivos podem ser empregados em sala de aula na atualidade em vista do paradigma da compreensão responsiva ativa do ensino. A dissertação tem uma arquitetura textual baseada na disposição de dois artigos de pesquisa bibliográfica que apontam o conceito de gênero discursivo a partir da perspectiva de Bakhtin, o modo como é possível trabalhar os gêneros em sala de aula, essa pesquisa aponta como podem ser pautadas as dinâmicas entres educandos e professores considerando a integração da cultura e da vida. O objetivo é especificar como as narrativas pedagógicas se aproximam da vida proporcionando um ensino pautado pelo multiletramentos com a utilização da linguagem presentes na sociedade e que proporcionam a efetivação de um ensino vivo, dinâmico, ativo e responsável. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação da discussão acerca do tema, tendo em vista as recentes mudanças educacionais promovidas por políticas educacionais restritivas em relação à autonomia docente, fator contraditório aos pressupostos bakthinianos. Não obstante, conclui-se para o incentivo da prática de ensino da leitura responsiva ativa, como meio de proporcionar a formação de sujeitos que possam compreender as nuances do gênero discursivo a que se atinam.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092780289645675pt_BR
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