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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Regilson Maciel-
dc.creatorSampaio, Gustavo de Jesus-
dc.creatorCorte, Maria Aparecida Municardi-
dc.date.accessioned2022-07-06T17:58:42Z-
dc.date.available2022-07-06T17:58:42Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.citationBORGES, R. M.; SAMPAIO, G. de J.; CORTE, M. A. M. Usos dos resultados do SARESP na produção de conhecimento publicada em periódicos científicos nacionais (1996-2018). Revista Educere Et Educare, Cascavel, v. 16, n. 40, p. 385-403, set./dez. 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.24314.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50483-
dc.description.abstractThe article presents the result of an analysis of the production of knowledge about the uses of SARESP results published in national scientific journals in the period from 1996 to 2018. To this end, a bibliographic research was proposed, associated with the methodological strategies adopted by studies called “state of knowledge” and content analysis. This methodology was developed in four stages: I) Mapping the sources; II) Systematization of the collected data; III) Analysis and interpretation of data; and IV) Presentation of the research results. In the research, 21 articles about SARESP were found in the databases of SciELO journals and in the Portal Educ@, 13 of these articles present elements that correspond to the objectives of this research. The data show that the uses of the SARESP results are directed to “actions”, “disclosures”, “teaching work”, “blaming”, “bonuses”, “planning”, “curriculum direction”, “control of the authorities” and "teacher training". We understand that the results of external evaluations, such as SARESP, still need more reflection by all those interested in the evaluation process.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista Educere Et Educarept_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectSistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulopt_BR
dc.subjectProdução de conhecimentopt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectKnowledge productionpt_BR
dc.titleUsos dos resultados do SARESP na produção de conhecimento publicada em periódicos científicos nacionais (1996-2018)pt_BR
dc.title.alternativeUses of SARESP results in the knowledge production published in national scientific periodics (1996-2018)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta resultado de análise da produção de conhecimento sobre os usos dos resultados do SARESP publicada em periódicos científicos nacionais no período compreendido entre 1996 a 2018. Para tanto, propôs-se uma pesquisa bibliográfica associada as estratégias metodológicas adotadas pelos estudos denominados “estado do conhecimento” e pela análise de contéudo. Essa metodologia foi desenvolvida em quatro etapas: I) Mapeamento das fontes; II) Sistematização dos dados coletados; III) Análise e interpretação dos dados; e IV) Apresentação dos resultados da pesquisa. No levantamento foram encontrados 21 artigos sobre o SARESP nas bases de dados de periódicos SciELO e no Portal Educ@, 13 destes artigos apresentam elementos que correspondem aos objetivos dessa pesquisa. Os dados mostram que os usos dos resultados do SARESP são direcionados para “ações”, “divulgações”, “trabalho docente”, “culpabilização”, “bonificação”, “planejamento”, “direcionamento do currículo”, “controle das autoridades” e “capacitação docente”. Entendemos que os resultados das avaliações externas, caso do SARESP, ainda precisam de uma reflexão mais aprofundada por todos os interessados pelo processo avaliativo.pt_BR
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