Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50514
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Arcas, Paulo Henrique | - |
dc.creator | Borges, Regilson Maciel | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T15:29:59Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T15:29:59Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ARCAS, P. H.; BORGES, R. M. Construindo uma proposta de formação continuada de gestores escolares. Devir Educação, Lavras, v. 6, n. 1, p. 1-18, jan./dez. 2022. DOI: 10.30905/rde.v6i1.515. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50514 | - |
dc.description.abstract | This article analyzes the continuous training process for school directors developed in the municipal education network of Lavras (MG) in 2019-2020. The continuous training process, which is the object of analysis in this text, resulted from a diagnosis carried out with the technicians of the Municipal Secretary of Education on what would be the main obstacles and difficulties faced by working with the network. Based on this diagnosis, a training process for school managers was developed for the preparation or review of pedagogical political projects for schools and nurseries based on institutional self-evaluation, taking as a reference the Educational Quality Indicators. Regarding the theoretical framework of the pedagogical political project, the training was based on the studies of Veiga (1996) and Vasconcellos (2008). Although the training proposal has undergone changes due to the context of the Covid-19 pandemic, the experience made it possible to achieve the proposed objectives, in the sense of granting subsidies to school administrators to develop institutional self-assessment processes and prepare or review the Pedagogical Projects of the schools and nurseries where they work. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras (UFLA) | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Devir Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Gestores escolares | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.subject | Continuing education | pt_BR |
dc.subject | School directors | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical political project | pt_BR |
dc.subject | Institutional evaluation | pt_BR |
dc.subject | Educación continua | pt_BR |
dc.subject | Directores de escuela | pt_BR |
dc.subject | Proyecto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Evaluación institucional | pt_BR |
dc.title | Construindo uma proposta de formação continuada de gestores escolares | pt_BR |
dc.title.alternative | Building a proposal for the continuous training of school managers | pt_BR |
dc.title.alternative | Construyendo una propuesta para la formación continua de los directivos escolares | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo analisa o processo de formação continuada de gestores escolares desenvolvido na rede municipal de ensino de Lavras (MG) em 2019-2020. O processo de formação continuada objeto de análise neste texto resultou de um diagnóstico realizado junto às técnicas da Secretaria Municipal da Educação sobre quais seriam os principais obstáculos e dificuldades enfrentados no trabalho com a rede. A partir desse diagnóstico foi desenvolvido um processo de formação dos gestores escolares para a elaboração ou revisão dos projetos político pedagógicos das escolas e creches a partir da realização de autoavaliação institucional, tendo como referência os Indicadores da Qualidade da Educação. Quanto ao referencial teórico sobre Projeto Político Pedagógico a formação se baseou nos estudos de Veiga (1996) e Vasconcellos (2008). Apesar da proposta de formação ter sofrido modificações devido ao contexto da pandemia de Covid-19, a experiência possibilitou alcançar os objetivos propostos, no sentido de dar subsídios aos gestores escolares para desenvolverem processos de autoavaliação institucional e elaborar ou revisar os projetos pedagógicos das escolas e creches em que atuam. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Construindo uma proposta de formação continuada de gestores escolares.pdf | 328,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons