Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Regilson Maciel-
dc.creatorCarvalho, Karolayne Rezende de-
dc.creatorFreitas, Thaís Mariana de-
dc.creatorMendonça, Eder Adriano-
dc.date.accessioned2022-07-08T15:30:30Z-
dc.date.available2022-07-08T15:30:30Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationBORGES, R. M. et al. Usos dos resultados das avaliações externas pelas secretarias de educação, gestores escolares e professores: análise da produção científica publicada no Brasil (2008-2018). Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 19, n. 1, p. 16-33, jan./dez. 2022. DOI: 10.5747/ch.2022.v19.h5242022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4242pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50515-
dc.description.abstractThe research aimed to analyze the scientific production published in scientific articles, theses, dissertations and event proceedings on the uses of the results of external evaluations by the departments of education, school managers and teachers, seeking to understand how the authors of the productions analyzed point out that these instances ofeducation networks appropriate the results of these evaluations.Methodologically,this is a bibliographic study, which was carried out in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases and in the Portal Educ@ online education publications ofthe Carlos Chagas Foundation (articles), in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) (theses and dissertations) and on the websites of the National Association of Education Policy and Administration (ANPAE) and the National Association for Research and Graduate Studies (ANPEd) (annals of events), having as search descriptors the words "external evaluation”, “secretariat of education/managers/teachers” and “use of results”.The results of the survey on the uses of the results of the external evaluation pointed to 12 studies referring to the departments of education, 8 studies focusing on school management and 10 dealing with uses by teachers, totaling 27 productions, considering that 3 works are repeated in the analyzed focuses.External assessment is centralized and predominantly focuses on student performance. These assessments are mainly based on Portuguese Language and Mathematics contents, which ends up leading to a narrowing of the curriculum, which also end up signaling the investment of education departments, school management and teachers in contents that will be charged for in exams carried out by the government.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulista (UNOESTE)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceColloquium Humanarumpt_BR
dc.subjectAvaliações externaspt_BR
dc.subjectSecretarias de educaçãopt_BR
dc.subjectGestores escolarespt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectExternal assessmentspt_BR
dc.subjectEducation departmentspt_BR
dc.subjectSchool managerspt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleUsos dos resultados das avaliações externas pelas secretarias de educação, gestores escolares e professores: análise da produção científica publicada no Brasil (2008-2018)pt_BR
dc.title.alternativeUses of the results of external evaluations by the secretariats of education, school managers and teachers: analysis of scientific production published in Brazil (2008-2018)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo analisar a produção científica publicada em artigos científicos, teses, dissertações e anais de eventos sobre os usos dos resultados das avaliações externas pelas secretarias de educação, gestores escolares e professores, buscando compreender como os/as autores/as das produções analisadas apontam que essas instâncias das redes de ensino se apropriam dos resultados dessas avaliações. Metodologicamente trata-se de um estudo bibliográfico, que foi realizado nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e no Portal Educ@ publicações online de educação da Fundação Carlos Chagas (artigos), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (teses e dissertações) e nos sites da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEd) (anais de eventos), tendo como descritores de busca as palavras “avaliação externa”, “secretaria de educação/gestores/professores” e “usos dos resultados”. Os resultados do levantamento sobre os usos dos resultados da avaliação externa apontaram para 12 estudos se referiam as secretarias de educação, 8 estudos com foco na gestão escolar e 10 que tratavam dos usos pelos professores, totalizando 27 produções, considerando que 3 trabalhos se repetem nos focos analisados. A avaliação externa é centralizada e tem foco predominante o rendimento do aluno. Essas avaliações baseiam-se principalmente nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, o que acaba levando ao estreitamento curricular, que acabam também sinalizando o investimento de secretarias de educação, gestão escolar e professores em conteúdos que serão cobrados nos exames realizados pelo poder público.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.