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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Aline Regina-
dc.creatorBizzotto, Luciana Maciel-
dc.creatorXavier, Pollyanna Franfes-
dc.date.accessioned2022-07-11T19:53:53Z-
dc.date.available2022-07-11T19:53:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGOMES, A. R.; BIZZOTTO, L. M.; XAVIER, P. F. “Para as crianças, distração...”: sobre formas de se olhar a infância em contextos de desastres’’. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 492-517, maio/ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/20864pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50545-
dc.description.abstractThe production of disasters, as a result of previously conceived processes, invariably goes through personal experiences, including children as subjects of the lived social reality. This paper presents some reflections on childhood in contexts of disasters in Brazil, a theme that hasn’t been much explored considering the accumulated number of recent disasters associated with mining in the country. Based on two experiences with communities affected by the rupture of the Córrego do Feijão mine, in the municipality of Brumadinho (Minas Gerais, Brazil), we bring reflections on different processes of silencing and making children invisible in this context. For this purpose, we dialogue with categories traditionally discussed in the field of Childhood Studies, such as playing, the notion of children’s rights and childhood within processes of social mobilization.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista da UFMGpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDesastres ambientaispt_BR
dc.subjectRompimento da barragem da mina do Córrego do Feijãopt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectEnvironmental disasterspt_BR
dc.subjectCórrego do Feijão mine dam collapsept_BR
dc.title“Para as crianças, distração...”: sobre formas de se olhar a infância em contextos de desastres’’pt_BR
dc.title.alternative“For children, distraction...”: on ways of looking at childhood in contexts of disasters’’pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA produção dos desastres, como fenômeno resultante de processos anteriormente concebidos, invariavelmente atravessa as experiências pessoais, inclusive das crianças como sujeitos da realidade social vivida. Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a infância em contextos de desastres no Brasil, tema pouco explorado frente ao acumulado número de desastres associados à mineração no país. Baseando-nos em duas experiências com comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), trazemos reflexões sobre diferentes formas de silenciamento e invisibilização das crianças nesse contexto. Para tanto, dialogamos com categorias tradicionalmente discutidas no campo dos Estudos da Infância, tais como o brincar, a noção de direitos da criança e a infância no interior de processos de mobilização social.pt_BR
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