Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Kleber Tüxen-
dc.creatorSilva, Bruno Adriano Rodrigues da-
dc.creatorReis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2022-07-12T20:05:29Z-
dc.date.available2022-07-12T20:05:29Z-
dc.date.issued2022-04-
dc.identifier.citationCARNEIRO, K. T.; SILVA, B. A. R. da; REIS, F. P. G. dos. Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 22, n. 47, p. 01-25, 2022. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1439.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50559-
dc.description.abstractThis text refers to an experience report developed in the first phase of the Pedagogical Residency Program at a federal university in Minas Gerais. Initially, the issue of textual genre was discussed. Then, the guidelines of the program in perspective and the particularities of the nucleus in which the pedagogical work was developed were explained. Afterwards, the three epistemological axes of activities were discussed. In the subsequent section, the pedagogical actions and their consequences are described, so that, in the next section, it will be possible to analyze and establish some inferences in relation to the pedagogical work carried out. The results indicated (auspiciously) a training process intelligible to the participants, especially when collated to the reality of Physical Education developed in the school environment.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Uberaba (UNIUBE)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Profissão Docentept_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectTrabalho Pedagógicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPedagogical Residence Programpt_BR
dc.subjectPedagogical Workpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.titleExperiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineirapt_BR
dc.title.alternativeFormative experiences arising from Pedagogical Residency Program at a federal university of Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente texto apresenta um relato de experiência pedagógica no que diz respeito ao trabalho desenvolvido na primeira fase do Programa Residência Pedagógica (PRP) no cerne de uma universidade federal mineira. O mesmo refere-se a um programa recém-criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo objetivo consiste em aproximar às instâncias formativas (escola e universidade), reelaborando as práticas de estágio supervisionado. Em relação à organização do relato propriamente, inicialmente foram tecidas algumas considerações gerais a respeito do gênero textual compreendido enquanto relato de experiência. Em seguida fez-se a exposição das diretrizes do PRP e as particularidades do núcleo no qual o trabalho pedagógico foi desenvolvido. Após, discorre-se sobre os três eixos epistemológicos sob os quais as atividades se fundamentam e, com efeito, nutriram as demais etapas do Programa. Já a seção subsequente se dedica a descrever cada uma das ações pedagógicas e seus desdobramentos, de modo que, na seção ulterior, seja possível analisar e estabelecer algumas reflexões em relação ao trabalho pedagógico realizado, cujos efeitos indicaram (de maneira auspiciosa) uma formação a qual evocou a produção de sentidos, partilha e protagonismo discente. Por fim se têm as considerações finais, momento em que exprimimos nossas impressões quanto ao caminho pedagógico realizado.pt_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira.pdf452,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons