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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Marllon Moreti de Souza-
dc.creatorGonçalves, Laíse Vieira-
dc.creatorNascimento Júnior, Antônio Fernandes-
dc.date.accessioned2022-07-13T20:27:14Z-
dc.date.available2022-07-13T20:27:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationROSA, M. M. de S.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Contributions of the History and Philosophy of Science and Methodology of Problematization to the Public Health Policies teaching and their connection with the Environment. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 17, n. 6, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/3073pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50582-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulistapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourcePeriódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectSaúde e ambientept_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.titleContributions of the History and Philosophy of Science and Methodology of Problematization to the Public Health Policies teaching and their connection with the Environmentpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva relatar e analisar uma prática pedagógica desenvolvida para o ensino de Políticas para Saúde Pública realizada na Universidade Federal de Lavras, no primeiro semestre de 2018. Para o desenvolvimento do trabalho, foi construída e ministrada uma aula sobre Políticas para Saúde Pública a partir da História e Filosofia da Ciência e Metodologia da Problematização, buscando entender como essas estratégias contribuem para o ensino deste tema e sua relação com o ambiente. Ao final da aula foi pedido aos estudantes que avaliassem a prática apontando os pontos fortes e a serem melhorados. Essas falas foram organizadas e analisadas qualitativamente por meio da Análise de Conteúdo e, posteriormente, foram discutidas. Os resultados das análises apontam que a Educação Ambiental nãopode ser conservadora das condições sociais, mas sim apresentar as relações entre homem e natureza, ressaltando a relação entre exploração da natureza e produção de bens. Ademais, a História e Filosofia da Ciência, partindo de problematizações sobre a realidade dos estudantes, pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, já que pode evitar a fragmentação do conhecimento, permitindo uma maior aproximação dos estudantes com o conhecimento científico e seu uso social.pt_BR
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