Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBibiano, Thamiris Gabrielle-
dc.creatorAugusto, Stella Letícia Santos-
dc.creatorLourenço, Camila Oliveira-
dc.creatorNascimento Júnior, Antônio Fernandes-
dc.date.accessioned2022-07-18T17:39:06Z-
dc.date.available2022-07-18T17:39:06Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBIBIANO, T. G. et al. Un experimento didáctico como recurso para la enseñanza de fuerza e inercia: análisis de una práctica pedagógica. Revista Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza, [S.l.], 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50628-
dc.description.abstractThe objective of the work is to analyze an activity carried out in the discipline of Methodology of Science Teaching (MEC) of the Biological Sciences Degree Course at the Federal University of Lavras (UFLA). The activity was based on the presentation of a class to approach the concepts of Force and Inertia, which were developed through an experiment. After this moment, an evaluation of the activity was carried out by the students of the MEC discipline itself and this was analyzed using the technique of content analysis and categorization of the statements. The constructed categories were called pedagogical resources, contextualization of the theme, problematization and concepts of physics. Thus, it can be concluded that the experiment contributed to the understanding of the concepts of physics, in addition to the possibility of working with a transversal theme. In addition, the problematization and contextualization allowed the relationship between concepts and situations experienced by students.pt_BR
dc.languageespt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanzapt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectExperimentpt_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.subjectStrengthpt_BR
dc.subjectInertiapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectExperimentopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectForçapt_BR
dc.subjectInérciapt_BR
dc.titleUn experimento didáctico como recurso para la enseñanza de fuerza e inercia: análisis de una práctica pedagógicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do trabalho é analisar uma atividade realizada na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências (MEC) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A atividade se baseou na apresentação de uma aula para a abordagem dos conceitos de Força e Inércia, sendo estes desenvolvidos por meio de um experimento. Após este momento foi realizada uma avaliação da atividade pelos estudantes da própria disciplina de MEC e estafoi analisada a partir da técnica de análise de conteúdo e categorização das falas. As categorias construídas foram denominadas recursos pedagógicos, contextualização do tema, problematização e conceitos de física. Assim, pode-se concluir que o experimento contribuiu para a compreensão dos conceitos da física, além da possibilidade de trabalhar com um tema transversal. Além disso, a problematização e a contextualização permitiram a relação dos conceitos com situações vividas por estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons