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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Kátia Batista-
dc.creatorSilva, Luciene Aparecida-
dc.date.accessioned2015-02-13T18:42:19Z-
dc.date.available2015-02-13T18:42:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, L. A.; MARTINS, K. B. E se... Maria desejasse saber: formação continuada em gênero, sexualidades e diversidades sexuais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DA HOMOCULTURA, 7., 2014, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio Grande: FURG, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://abehcongresso2014.com.br/wp-content/uploads/2014/07/ST07constantinaxavier.roneypolato-revisado.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5080-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grandept_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDiversidades sexuaispt_BR
dc.titleE Se... Maria desejasse saber: formação continuada em gênero, sexualidades e diversidades sexuaispt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo problematiza a formação continuada de professoras e professores para ensinar e aprender gênero e sexualidades na educação infantil. Nesse contexto escolhemos uma Maria, pois são tantas, que desejam saber e que interrogam: onde buscar e como exercer resistências às barreiras para a formação continuada? Assim, na tentativa de problematizar a formação continuada e seus desafios articulamos a experiência de uma das Marias em muitas estações históricas, portanto a estação Paidéia torna-se mais uma das muitas paradas que Maria faz pela história. Para a escrita deste artigo norteamos as problematizações por referenciais teóricos pós-estruturalistas e dos estudos culturais; buscamos também o referencial teórico de Manacorda (2010), especialmente, para revisitar a história da Grécia Antiga, pois entendemos que é fundamental para os coletivos e suas lutas por direitos, problematizar a contemporaneidade e suas condições de existência articulando aos estudos históricos e culturais. Percebe-se que contextualizar cultural e historicamente as diferentes realidades instiga o pensar sem, entretanto cair na tentação de olhares anacrônicos sobre as realidades. Portanto, salientamos que estamos viajando por estações históricas, pessoais de formação inicial e continuada, de uma professora da educação infantil e a partir de seus discursos, enunciados, práticas sociais, narramos sua história problematizando as relações que a mesma faz de sua viagem por diferentes estações. Assim, torna-se fundamental salientar que a estação Paidéia é uma das muitas viagens. Não estamos analisando a formação proposta nos projetos de extensão aqui veiculados à luz do conceito grego, mas viajando por outras épocas e culturas. A proposta para a análise são os estudos culturais.pt_BR
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