Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Thálita de Resende-
dc.date.accessioned2015-03-09T12:45:19Z-
dc.date.available2015-03-09T12:45:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2013-09-27-
dc.identifier.citationCARDOSO, T. de R. Does the analysis unit affect the consistency of the factors influencing small vertebrate road-kills? . 2014. 28 p. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5131-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, área de concentração em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais em Paisagens Fragmentadas e Agrossistemas, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG)pt_BR
dc.languageen_USpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAnálises multi-escalaspt_BR
dc.subjectSegmentos de estradapt_BR
dc.subjectAnálise de bufferspt_BR
dc.subjectAtropelamento de faunapt_BR
dc.subjectParticionamento hierárquicopt_BR
dc.subjectMulti-scale analysispt_BR
dc.subjectRoad segmentspt_BR
dc.subjectBuffer analysispt_BR
dc.subjectWildlife-vehicle collisionspt_BR
dc.subjectHierarchical Partitioningpt_BR
dc.subjectRoad-killpt_BR
dc.titleDoes the analysis unit affect the consistency of the factors influencing small vertebrate road-kills?pt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGrilo, Clara-
dc.publisher.programDBI - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationEcologia e Conservação de Recursos Naturais em Paisagens Fragmentadas e Agrossistemaspt_BR
dc.contributor.advisor1Bager, Alex-
dc.contributor.referee1Ascensão, Fernando-
dc.contributor.referee1Ribas, Carla-
dc.description.resumoEstudos de atropelamento são importantes para compreender a magnitude do impacto sobre a persistência das populações no entorno das rodovias. A decisão do tamanho e do uso de buffers ou segmentos como unidade de análise para a coleta de dados de fatores da paisagem que influenciam os atropelamentos é arbitrária. Ela pode influenciar os resultados e a definição das medidas de mitigação. Neste estudo tivemos como objetivo testar este problema utilizando unidades com diferentes formas (buffers e segmentos) e tamanhos (movimento diário, padrão e dispersão). Os dados de atropelamentos foram coletados em 2005, em uma extensão de 137 km de duas estradas federais brasileiras. Foram analisados os registros de dois répteis, cobra d'água (Helicops infrataeniatus) e tartaruga tigred’agua (Trachemys dorbigni) e três mamíferos, gambá de orelha branca (Didelphis albiventris), nutria (Myocastor coypus) e skunk (Conepatus chinga). O percentual de variância explicada de forma independente para cada classe de uso do solo foi determinada utilizando o particionamento hierárquico (HP) de modelos de regressão múltipla. Os nossos resultados mostraram que a forma de buffer é a melhor forma para ser utilizado nas análises, e que o papel do tamanho das unidades é complexo e pode ser específico da espécie. No entanto, o tamanho padrão (1000 m) parece ser uma solução razoável, uma vez que funcionou bem para as espécies com pequena e grande área de vida.pt_BR
dc.description.resumoRoad-kill studies are important to understand the magnitude of the impact on the persistence of the surrounding populations. The size and the decision between the use of buffers or segments as analysis unit to data collection of landscape factors influencing roadkill are arbitrary. It may influence the results and the definition and placement of mitigation measures. In this study we aimed to test this issue by using units with different shapes (buffers and segments) and sizes (daily movement, standard and dispersal) in five small vertebrate species. The road-kill data were collected weekly in 2005 in an extension of 137 km encompassing two Brazilian Federal paved roads. We analyzed records of two reptilians, water snake (Helicops infrataeniatus) and D’Orbigny’s slider (Trachemys dorbigni), and three mammals, white-eared opossum (Didelphi salbiventris), nutria (Myocastor coypus) and skunk (Conepatus chinga). We used those species because they have different life-history traits and are frequently killed on the assessed roads. The percentage of variance explained independently for each land-use class was determined using hierarchical partitioning (HP) of multiple regression models. Our results showed that buffer shape is the best shape to be used on the analyses, and that the role of size of units is complex and may be species-specific. However standard size (1000 m) seems to be a reasonable solution as it worked well for species with both low and high home-range values. Our study highlights the importance of prior analysis with several scales and shapes to identify the appropriate unit for road-kill modeling.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Ecologia Aplicada - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Does shape and scale of analysis units affect the consistency of.pdf814,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.