Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Fabrício Pereira-
dc.date.accessioned2015-04-13T19:50:15Z-
dc.date.available2015-04-13T19:50:15Z-
dc.date.issued2015-04-13-
dc.identifier.citationREIS, F. P. Tbc-so/web: software educativo para aprendizagem de gerência de processos e de gerência de memória em sistemas operacionais. 99 p. 2009. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5303-
dc.description.abstractNowadays, there are many research and development lines that try to improve or create new teaching methods. Thus, educational software is often used as tool to illustrate in a more attractive and detailed way the uncoiling of the theory introduced to the students at the class. Through its raise of use, the Internet became a strong allied to the teaching due to its reach power and practicality. In that way, this paper unites some of the processes management and memory management politics in operating systems found at the literature and introduce the TBC-SO/WEB, educational software which aims to contribute to teaching of the found politics. This software uses animated graphic resources with interface to the Web, applying the Java SE (Standard Edition) technology to provide the software use for anybody who has a computer with Internet access and the JVM (Java Virtual Machine) installed. In special, the TBCSO/ WEB tries to contribute to teaching quality of the ‘Operating Systems’ discipline and other ones that study the same subject.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectInformática na Educaçãopt_BR
dc.subjectSistemas Operacionaispt_BR
dc.subjectGerência de Processospt_BR
dc.subjectGerência de Memóriapt_BR
dc.subjectComputing in Educationpt_BR
dc.subjectOperating Systemspt_BR
dc.subjectProcesses Managementpt_BR
dc.subjectMemory Managementpt_BR
dc.titleTbc-so/web: software educativo para aprendizagem de gerência de processos e de gerência de memória em sistemas operacionaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.concentrationInformática na Educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Heitor Augustus Xavier-
dc.contributor.referee1Pereira, Marluce Rodrigues-
dc.contributor.referee1Resende, Antonio Maria Pereira de-
dc.description.resumoAtualmente, existem diversas linhas de pesquisa e desenvolvimento que buscam melhorar ou criar métodos de ensino. Assim, produtos de software educativos são largamente usados como ferramentas para ilustrar de maneira mais atrativa e detalhada o desenrolar da teoria apresentada aos alunos na sala de aula. Com o aumento de seu uso, a Internet tornouse um aliado forte do ensino devido ao seu poder de alcance e a sua praticidade. Dessa forma, este trabalho busca unir algumas das políticas de gerência de processos e de gerência de memória em sistemas operacionais presentes na literatura e apresentar o TBC-SO/WEB (Treinamento Baseado em Computador para Sistemas Operacionais via Web), um produto de software educativo que objetiva contribuir no ensino das políticas investigadas. Este produto de software utiliza recursos gráficos animados com interface para a Web empregando a tecnologia Java (JSE – Java Standard Edition) para propiciar seu uso por várias pessoas e em qualquer lugar que tenha um computador com acesso a Internet e a máquina virtual Java instalada (JVM – Java Virtual Machine). Em especial, o TBC-SO/WEB busca contribuir com a qualidade de ensino da disciplina ‘Sistemas Operacionais’ e outras que englobam tais conteúdos nos cursos de graduação em Computação e Informática.pt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_TBC-SO_WEB_Software_educativo_aprendizagem_gerencia_processos_memoria_SO.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.