Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5341
Título: Análise da melhoria do aprendizado através da TIC: uma experiência usando linux educacional no ensino fundamental direcionado à disciplina geografia
Autor : Guim, Yara da Silva
Primeiro orientador: Melchiori, Ana Paula Piovesan
Primeiro membro da banca: Alves, Rêmulo Maia
Frade, Elaine das Graças
Palavras-chave: Informática na educação
Educação
Linux Educacional
Data da publicação: 16-Abr-2015
Referência: GUIM, Y. S. Análise da melhoria do aprendizado através da TIC: uma experiência usando linux educacional no ensino fundamental direcionado à disciplina geografia. 2012. 108 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
Resumo: A educação, como outros sistemas, sofre mudanças devido a vários fatores como investimento do governo brasileiro, dinâmica da sociedade, surgimento de novas tecnologias, entre outros. E o reflexo atinge a didática dos educadores que tem que ser revista para se adaptar as gerações que nascem no meio tecnológico e que possuem um elevado poder de processamento paralelo. Dessa forma, as tecnologias têm proporcionado à Educação, ferramentas como as TIC que são desenvolvidas para apoiar, estimular, auxiliar e incentivar o aprendizado. Entretanto, ainda não possuem muitos trabalhos desenvolvidos, ou pelo menos, relatados, dessas experiências utilizando software ou sistemas educacionais. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar a experiência de uma turma de alunos do Ensino Fundamental I com o Linux Educacional 3.0, abordando o conteúdo programático de Estados e Capitais Brasileiras, inerente a Geografia. Para efetivação deste trabalho, primeiramente um estudo bibliográfico foi realizado a fim de embasar e apoiar o estudo de caso com os alunos de um centro educacional vinculado à Universidade Federal de Lavras. Em seguida, se fez uso de uma atividade elaborada, junto ao educador responsável pela turma, para análise da aprendizagem e da técnica de questionários para coletar os dados necessários para verificar a interferência da satisfação dos usuários em seu desempenho na construção do conhecimento. E, por fim, foi verificada, com índices, uma taxa significativa na melhoria do aprendizado com resultados relevantes.
Abstract: Education, like other systems, undergoes changes due to various factors such as the Brazilian government investment, dynamic society, emergence of new technologies, among others. And the reflection reaches the didactics of educators that have to be revised to fit the generations born in the technological environment and have a high parallel processing power. Thus, technologies have provided to Education, ICT tools as they are developed to support, encourage, facilitate and encourage learning. However, many studies have not yet developed, or at least reported, these experiences using software or educational systems. Thus, this paper aims to analyze the experience of a group of elementary school students with the Linux 3.0 Educational, covering the syllabus of State and the Brazilian Capitals inherent in Geography. For realization of this work, first a bibliographical study was conducted in order to ground and support the case study with students of an educational center linked to UFLA. Then, if made use of an activity developed, with the teacher responsible for the class, for analysis of learning and technical questionnaires to collect the data necessary to verify the interference of user satisfaction in his performance in the construction of knowledge. And finally, there was, with indexes, a significant rate of improvement in learning with relevant results.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5341
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.