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dc.creatorMendonça, Maria Cristina Angélico-
dc.creatorMachado, Brenda Julie Laurindo-
dc.creatorPeixoto, Maria Gabriela Mendonça-
dc.date.accessioned2022-08-31T22:28:08Z-
dc.date.available2022-08-31T22:28:08Z-
dc.date.issued2022-01-
dc.identifier.citationMENDONÇA, M. C.; MACHADO, B. J. L.; PEIXOTO, M. G. M. Práticas de gestão da produção do produto Escola de Samba: o show turístico do carnaval carioca. Revista FSA, Teresina, v. 19, n. 1, p. 39-57, jan. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.1.3.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/54420-
dc.description.abstractAs inschools of samba, companies have sought, in their management systems, to find a formula to produce a product to delight and satisfy customers. As a result, based on reflections arising from the realization of a research project funded by the Minas Gerais Research Funding Foundation, FAPEMIG, this paper was prepared with the following objective: to know the management practices applied in the development of the Schoolof Samba product, from the Rio de Janeiro special group. Specifically, identify the management practices used in the design and definition of the product; in the activities definition, schedule and resources needed to carry out the project; in the management that maintains communication and the information flow continuously between those involved and check for alignment, integration in decisions and trust. In order to carry out the research project, qualitative research with an exploratory purpose was used, in relation to methodological aspects. The data collection instrument used was the interview script. The analyzes followed the assumptions of content analysis. The results revealed the management practices applied in the development of the School of Samba product, “Desfile”, of the Rio de Janeiro special group, permeating between the four pillar areas of Administration, marketing, production, people management and finance, with a communication, information flow and knowledge exchange taking place continuously, in an informal way through social networks. Therefore, it can be said that there are indications of alignment, integration in decisions and trust.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceRevista FSApt_BR
dc.subjectProjeto de desenvolvimento do produtopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEscola de sambapt_BR
dc.subjectProduct development projectpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titlePráticas de gestão da produção do produto Escola de Samba: o show turístico do carnaval cariocapt_BR
dc.title.alternativeProduction management practices Escola de Samba: The carnival carioca turistic showpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoComo as escolas de samba, as empresas têm buscado, nos seus sistemas de gestão, encontrar uma fórmula para produzir um produto para encantar e satisfazer os clientes. Por essa razão, com base em reflexões oriundas da realização de um projeto de pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, FAPEMIG, elaborou-se este artigo com o seguinte objetivo: conhecer as práticas de gestão aplicadas no desenvolvimento do produto Escola de Samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Especificamente identificar as práticas de gestão utilizadas na concepção e definição do produto; na definição das atividades, no cronograma e nos recursos necessários para a realização do projeto; na gestão que mantém a comunicação e o fluxo de informações de forma contínua entre os envolvidos e verificar se há alinhamento, integração nas decisões e confiança. Para a realização do projeto de pesquisa, trabalhou-se, em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa qualitativa com o propósito exploratório. O instrumento de coleta de dados usado foi o roteiro de entrevistas. As análises seguiram os pressupostos da análise de conteúdo. Pelos resultados, conheceram-se as práticas de gestão aplicadas no desenvolvimento do produto Escola e Samba, "Desfile", do grupo especial do Rio de Janeiro, permeando entre as quatro áreas pilares da Administração, marketing, produção, gestão de pessoas e financeira, com uma comunicação, fluxo de informações e troca de conhecimento acontecendo, continuamente de modo informal, por meio de redes sociais. Diante disso, pode-se afirmar que há indicativos de alinhamento, integração nas decisões e confiança.pt_BR
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