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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Mateus da Mata-
dc.creatorGonçalves, Deborah Alves-
dc.creatorVilas Boas, Luiz Henrique de Barros-
dc.date.accessioned2022-09-20T16:31:51Z-
dc.date.available2022-09-20T16:31:51Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMELO, M. da M.; GONÇALVES, D. A.; VILAS BOAS, L. H. de B. Antecedentes da compra por impulso: uma análise com consumidores da Shopee. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação: CASI, 14., 2022, Volta Redonda. Anais [...]. Niterói: UFF, 2022. Área temática: Marketing (MKT), p. 1-20. Versão online. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/14casi/472732-antecedentes-da-compra-por-impulso--uma-analise-com-consumidores-da-shopee. Acesso em: 20 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55138-
dc.description.urihttps://www.even3.com.br/anais/14casi/472732-antecedentes-da-compra-por-impulso--uma-analise-com-consumidores-da-shopee/pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectComportamento de consumopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectAntecedentes de comprapt_BR
dc.subjectCompra por impulsopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.titleAntecedentes da compra por impulso: uma análise com consumidores da Shopeept_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoIntrodução/Problematização: a atividade de compra envolve muitos aspectos intrínsecos e extrínsecos aos consumidores, fazendo com que a decisão de compra possa ser influenciada por características pessoais ou do ambiente da loja. Os vendedores precisam fazer com que os consumidores não entrem em sua loja apenas para comprar o que desejam, mas que também façam compras por impulso (MONTEIRO E MOTA, 2021). Objetivo/proposta: o objetivo geral da pesquisa foi identificar quais são os antecedentes da compra e as características sociodemográficas dos consumidores da Shopee que possuem relação com o comportamento de compra por impulso. Os objetivos específicos da pesquisa foram: i) Verificar a existência de relação entre variáveis sociodemográficas e comportamento de compra por impulso; e ii) Verificar a existência de relação entre os antecedentes da compra “impulsividade do indivíduo” e “ambiente da plataforma” com o comportamento de compra por impulso. Procedimentos metodológicos: para a coleta de dados foi utilizado um questionário contendo variáveis quantitativas e qualitativas ordinais composto pela escala de impulsividade de Youn (2000), escala de fatores ambientais da plataforma e afirmativa de compra por impulso em lojas virtuais de Costa (2002), além de questões relacionadas às características sociodemográficas dos respondentes. O questionário foi compartilhado em redes sociais e os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise de correlação. Principais resultados: foram analisadas 413 respostas, das quais os resultados mostram que não há relação estatisticamente significativa entre compra por impulso e as variáveis sociodemográficas renda, gênero, idade e escolaridade. O antecedente ambiente da plataforma também não teve relação significativa com a compra por impulso. Uma relação positiva moderada e significativa foi encontrada entre o antecedente impulsividade do indivíduo e a compra por impulso. Considerações finais/Conclusão: nesta pesquisa, apenas um antecedente de compra demonstrou relação com a compra por impulso, mesmo com outros estudos da área apresentando resultados contrários. Isso reforça a importância de se estudar o comportamento dos consumidores a fim de aprofundar no conhecimento de suas características e comportamentos, tornando a atividade gerencial mais precisa.pt_BR
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