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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Kleber Tüxen-
dc.creatorSilva, Bruno Adriano Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-09-27T17:38:45Z-
dc.date.available2022-09-27T17:38:45Z-
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.citationCARNEIRO, K. T.; SILVA, B. A. R. da. Práticas de organização científica na Escola Superior de Agricultura de Lavras, Minas Gerais (1969-1975). ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 24, n. 3, p. 564–583, jul./set. 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i3.8661742.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55211-
dc.description.abstractIt is an article whose content analytically describes the scientific organization practices of the School of Agriculture of Lavras (ESAL) between the years 1969 and 1975, observing the implications of the context of implementation of Law 5.540 / 1968, which fosters the reform of Brazilian higher education. Methodologically, research of a historiographic nature employs: i) interviews (based on semi-structured questionnaires) with two ESAL professors who were part of the organization at the time; ii) collects books of minutes related to the historical period of the Departmental Council and the Editorial Council, educational administration bodies of the examined institution; iii) images (photographs) that translate and portray the Institution and its modus operandi. In general, it is concluded that ESAL aligned its organizational practices to the dictates of the current educational policy, while undertaking and disseminating a scientific journal and attending a postgraduate model under the scope of teacher training and the relative demands to scientific production, which is, therefore, a possible narrative to understand the history of the Institution and scientific circularity.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceETD - Educação Temática Digitalpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCiências agráriaspt_BR
dc.subjectEducational policypt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectAgrarian sciencespt_BR
dc.subjectPolítica educativapt_BR
dc.subjectEnseñanza superiorpt_BR
dc.titlePráticas de organização científica na Escola Superior de Agricultura de Lavras, Minas Gerais (1969-1975)pt_BR
dc.title.alternativeScientific organization practices at the School of Agriculture of Lavras, Minas Gerais (1969-1975)pt_BR
dc.title.alternativePrácticas de organización científica en la Escuela de Agricultura de Lavras, Minas Gerais (1969-1975)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um artigo cujo teor descreve analiticamente as práticas de organização científicas da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) entre os anos de 1969 e 1975, observando as implicações do contexto de implantação da Lei 5.540/1968, a qual fomenta a reforma do ensino superior brasileiro. Metodologicamente a pesquisa de natureza historiográfica emprega: i) entrevistas (com base em questionários semiestruturado) com dois professores da ESAL partícipes da organização à época; ii) coteja livros de atas relativos ao período histórico do Conselho Departamental e do Conselho Editorial, órgãos de administração educacional da instituição examinada; iii) imagens (fotografias) que traduzam e retratem a Instituição e o seu modus operandi. Em linhas gerais, concluí-se que a ESAL alinhou suas práticas de organização aos ditames da política educacional em curso, ao passo de empreender e difundir uma revista científica e atender um modelo de pós-graduação sob o escopo da formação docente e das demandas relativas à produção científica, sendo esta, portanto, uma narrativa possível para compreender a história da Instituição e da circularidade científica.pt_BR
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