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dc.creatorSilva, Elvis Magno da-
dc.date.accessioned2022-10-11T20:42:53Z-
dc.date.available2022-10-11T20:42:53Z-
dc.date.issued2022-10-11-
dc.date.submitted2022-08-16-
dc.identifier.citationSILVA, E. M. de. Constituição e remodelagem do mercado mineiro de cachaça de alambique: uma abordagem à luz de práticas sociotécnicas para o estudo de mercados. 2022. 500 p. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55281-
dc.description.abstractThe sociotechnical movements of the alembic cachaça market in the State of Minas Gerais have been promoting a restructuring of its network of agents and a re-signification of the product itself (alembic cachaça) throughout its history, which have caused significant changes in the market. Therefore, this dissertation proposes to investigate the constitution and reconfiguration of the formal market of alembic cachaça from the perspective of its different agents, emphasizing the reconfiguration of the sociotechnical practices that constitute this market. We collected primary and secondary data through an empirical study from a constructivist perspective and using a qualitative methodology, respecting the issues of credibility, transferability, reliability, and confirmability of data sources. We used thematic content analysis and document analysis. The study rescued the history of the cachaça market’s emergence in Brazil and Minas Gerais, presenting its evolution over time, both in the question of human (social) and non-human (technical) agents for performativity and the creation of the Actor-Network of this market. We found that this market comprises sociotechnical practices that harbor a set of knowledge and assumptions such as values, beliefs, social, cultural, and historical convictions, which constantly configure and remodel this market. We verified that these practices and assumptions regulate (and deregulate) and are implemented in the daily life of the various interrelationships of its agents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEstudos de mercadopt_BR
dc.subjectPrática de mercadopt_BR
dc.subjectModelagem de mercadopt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectAtor-redept_BR
dc.subjectReconfiguração sociotécnicapt_BR
dc.subjectCachaçapt_BR
dc.subjectMarket studiespt_BR
dc.subjectMarket practicept_BR
dc.subjectMarket shapingpt_BR
dc.subjectPerformativitypt_BR
dc.subjectActor-networkingpt_BR
dc.subjectSocio-technical reconfigurationpt_BR
dc.subjectCachaça (copperpot distillate)pt_BR
dc.titleConstituição e remodelagem do mercado mineiro de cachaça de alambique: uma abordagem à luz de práticas sociotécnicas para o estudo de mercadospt_BR
dc.title.alternativeConstitution and remodeling of the cachaça de alambique market in Minas Gerais: an approach in the light of socio-technical practices for the study of marketspt_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Valéria da Glória Pereira-
dc.contributor.referee1Pinheiro, Daniel Calbino-
dc.contributor.referee2Baeta, Odemir Vieira-
dc.contributor.referee3Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee4Fontes, Renato Elias-
dc.description.resumoOs movimentos sociotécnicos do mercado da cachaça de alambique do Estado de Minas Gerais vem promovendo, ao longo de sua história, uma reestruturação de sua rede de agentes, bem como uma ressignificação do próprio produto (cachaça de alambique), os quais têm provocado mudanças significativas no mercado. Portanto esta tese propõe-se a investigar o processo de constituição e reconfiguração do mercado formal mineiro de cachaça de alambique, sob a ótica de seus diferentes agentes, enfatizando a reconfiguração das práticas sociotécnicas constitutivas deste mercado. Por meio de um estudo empírico, sob a ótica construtivista e com uso de uma metodologia qualitativa, procedeu-se à coleta de dados primários e secundários, respeitando as questões da credibilidade, transferibilidade, confiabilidade e confirmabilidade das fontes dos dados. Para a análise, optou-se pela análise de conteúdo temático e análise documental. O estudo resgatou a história do surgimento do mercado da cachaça no Brasil e no Estado de Minas Gerais, apresentando sua evolução, ao longo do tempo, tanto na questão dos agentes humanos (social) quanto não humanos (técnico) para performatividade e criação do Ator-Rede deste mercado. Constatou-se que se trata de um mercado compreendido por práticas sociotécnicas, as quais abrigam um conjunto de saberes e pressupostos, como valores, crenças, convicções sociais, culturais e históricas, que configuram e remodelam constantemente este mercado. Observou-se que essas práticas e pressupostos regulam (e desregulam) e são efetivadas no cotidiano das diversas inter-relações dos seus agentes.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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