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dc.creatorBorges, Regilson Maciel-
dc.creatorBrandalise, Mary Ângela Teixeira-
dc.date.accessioned2022-11-03T20:12:26Z-
dc.date.available2022-11-03T20:12:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBORGES, R. M.; BRANDALISE, M. A. T. Experiências de avaliação institucional em universidades brasileiras: a produção científica dos anos 1990. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 2, abr./jun. 2022. DOI: 10.18764/2178-2229v29n2.2022.34.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55402-
dc.description.abstractThis paper aimed to analyze the Brazilian scientifi c production on the institutional evaluation expe-riences published in scientifi c journals in the area of Education throughout the 1990s.The text is a cutoff of a postdoctoral research, of bibliographic character, whose object of investigation was the systematic literature review of the scientific production on the evaluation of Higher Education in Brazil, from 1990 to 2019. The mapping of productions was carried out at the Educ@ portal, which belongs to the Carlos Chagas Founda-tion, and in the portals of institutional journals, being used as search descriptors the following expressions in Portuguese: avaliação institucional [institutional evaluation], avaliação da educação superior [higher education evaluation] e avaliação do ensino superior [higher education evaluation]. It was found 415 articles on the re-searched theme, distributed in 32 journals in the area, which were classified into 13 thematic axes. Of these articles, 82 deal with institutional evaluation experiences, of which 25 were published in the 1990s, which was marked as the decade of evaluation in Brazil. The choice of the analysis of the 25 articles is justified by the relevance of these publications to the field of evaluation in Higher Education, in particular by theoretical pro-duction from the pioneering experiences of institutional evaluation carried out in the Brazilian Higher Education institutions. The analysis undertaken brings: the conceptions on institutional evaluation present in the articles; the methodological procedures adopted in the evaluation processes; the resistances found in the development of the evaluations and the attempts to create an evaluation culture; the main references that underlie the an-alyzed articles.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceCadernos de Pesquisapt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAnálise bibliográficapt_BR
dc.subjectInstitutional evaluationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectBibliographic analysispt_BR
dc.titleExperiências de avaliação institucional em universidades brasileiras: a produção científica dos anos 1990pt_BR
dc.title.alternativeInstitutional evaluation experiences in brazilian universities: the scientific production of the 1990’Spt_BR
dc.title.alternativeExperiencias de evaluación institucional en universidades brasileñas: producción científica de los años 1990pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo teve como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre as experiências de avaliação institucional publicadas em periódicos científicos na área da Educação ao longo da década de 1990. O texto é um recorte de parte de uma pesquisa de pós-doutoramento, de caráter bibliográfico, cujo objeto de investigação foi a revisão sistemática de literatura da produção científica sobre avaliação da Educação Superior no Brasil, no período de 1990 a 2019. O mapeamento das produções foi realizado no portal Educ@, da Fundação Carlos Chagas, e nos portais de periódicos institucionais, sendo utilizadas como descritores de busca as expressões: avaliação institucional, avaliação da educação superior e avaliação do ensino superior. Foram encontrados 415 artigos sobre a temática pesquisada, distribuídos em 32 periódicos da área, que foram classificados em 13 eixos temáticos. Desses artigos, 82 versam sobre experiências de avaliação institucional, dos quais 25 foram publicados na década de 1990, a qual ficou marcada como a década da avaliação no Brasil. A escolha da análise dos 25 artigos justifica-se pela relevância dessas publicações para o campo da avaliação na Educação Superior, em particular pela produção teórica oriunda das experiências pioneiras de avaliação institucional realizadas nas Instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise empreendida traz: as concepções sobre avaliação institucional presente nos artigos; os procedimentos metodológicos adotados nos processos de avaliação; as resistências encontradas no desenvolvimento das avaliações e as tentativas de criação de uma cultura de avaliação; as principais referências que fundamentaram os artigos analisados.pt_BR
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