Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55439
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mizukami, Maria da Graça Nicoletti | - |
dc.creator | Andrade, Maria de Fátima Ramos de | - |
dc.creator | Lima, Francine de Paulo Martins | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-07T18:53:49Z | - |
dc.date.available | 2022-11-07T18:53:49Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MIZUKAMI, M. da G. N.; ANDRADE, M. de F. R. de; LIMA, F. de P. M. Pesquisa colaborativa: contextualizações, conceptualizações, reflexões e desenvolvimento profissional da docência. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, v. 6, n. 12, p. 5-21, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55439 | - |
dc.description.abstract | This article presents reflections on the importance of collaborative research for the investigation of learning processes and professional development of teaching. They are the result of readings, debates, research projects of the authors and diverse experiences of teaching in bachelor's degrees and guidance of master's and doctoral research involving the central theme of teacher training. Collaborative research involves the realization of research processes developed by groups composed of participants from different repertoires and with shared objectives. Collaborative research refers to processes of professional development of teachers and research on such processes. For this, contextualizations, conceptualizations and problematizations. The structure of the article involves six theoretical-methodological axes: contextualizing collaborative research; considerations about academics and practical knowledge; considerations on collaborative research and professional development of teachers; collaboration and action research; the research participants building a group that is now considered as an interpretive tool; the specificities, trends, possibilities and difficulties presented in the literature/research regarding the construction of professional knowledge of teaching, and is finalized with some challenges posed to educational practice, present in the item as provisional final considerations. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | Revista Estudos Aplicados em Educação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Collaborative research | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | Pesquisa colaborativa: contextualizações, conceptualizações, reflexões e desenvolvimento profissional da docência | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentam-se, neste artigo, reflexões sobre a importância do que se denomina de pesquisa colaborativa para a investigação de processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional da docência. São frutos de leituras, debates, projetos de pesquisas das autoras, e experiências diversas de ensino em licenciaturas e orientação de pesquisas de mestrado e de doutorado envolvendo o tema central de formação de professores. Pesquisa colaborativa implica a realização de processos de investigação desenvolvidos por grupos compostos de participantes de diferentes repertórios e com objetivos partilhados. Pesquisa colaborativa se refere à processos de desenvolvimento profissional de professores e à investigação sobre tais processos. Para tanto, contextualizações, conceptualizações e problematizações. A estrutura do artigo envolve seis eixos teórico-metodológicos: contextualizando pesquisa colaborativa; considerações sobre acadêmico e conhecimento prático; considerações sobre pesquisa colaborativa e desenvolvimento profissional de professores; colaboração e pesquisa-ação; os participantes da pesquisa construindo um grupo que passa a ser considerado como ferramenta interpretativa; as especificidades, tendências, possibilidades e dificuldades apresentadas pela literatura/pesquisas no que se refere à construção de conhecimento profissional da docênciae é finalizado com alguns desafios postos à prática educacional, presentes no item a título de considerações finais provisórias. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Pesquisa colaborativa contextualizações, conceptualizações, reflexões e desenvolvimento profissional da docência.pdf | 335,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons