Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55527
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Helena | - |
dc.creator | Silva, Amanda Jackeline Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-18T22:37:17Z | - |
dc.date.available | 2022-11-18T22:37:17Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, H.; SILVA, A. J. S. da. O uso de modalização em textos multissemióticos: sinalizações para a construção do projeto de dizer. Interfaces, Guarapuava, v. 13, n. 2, p. 62-81, 2022. DOI: 10.5935/2179-0027.20220025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7165 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55527 | - |
dc.description.abstract | The present research aims to analyze how the phenomenon of modalization in multisemiotic texts. The research, based on the conception of modalization as a discursive phenomenon (BRONCKART, 2012), has an analysis of the video animation “Allegory of the Long Spoons”, which seeks to highlight how semiotic resources can act as modalizers in texts in motion, contributing to the education and/ or the work of the teacher in relation to the reading of texts that circulate in the information society. The study of modalizations may favor the formation of more reflective teachers, since it is possible to analyze the semiotic choices made by the enunciators and articulate guiding clues of the interpretative path, which can redimension the practices of teaching reading, making them as an active responsive process, in which readers are considered effectively interlocutors. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Interfaces | pt_BR |
dc.subject | Modalização | pt_BR |
dc.subject | Textos multissemióticos | pt_BR |
dc.subject | Videoanimação | pt_BR |
dc.subject | Modalization | pt_BR |
dc.subject | Multisemiotic texts | pt_BR |
dc.subject | Video animation | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O uso de modalização em textos multissemióticos: sinalizações para a construção do projeto de dizer | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of modalization in multisemiotic texts: Signals for the construction of the project of saying | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | De acordo com Leal e Pinto (2009), as modalizações podem figurar implicitamente nos mais diferentes gêneros discursivos, mesmo não sendo instanciadas por marcadores linguísticos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como o fenômeno da modalização se configura nos textos multissemióticos em movimento, de modo restrito, nas videoanimações. A pesquisa delineia-se por um viés teórico, pautada na concepção de modalização como fenômeno discursivo (BRONCKART, 2012) e composta por análise da videoanimação “Alegoria das Longas Colheres”. Os resultados apontam que recursos semióticos, tais como cores, iluminação e enquadramento podem atuar como modalizadores na construção do projeto de dizer de textos em movimento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.