Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.creatorRodrigues, Keila Montes Pereira-
dc.date.accessioned2022-11-21T16:16:05Z-
dc.date.available2022-11-21T16:16:05Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V.; RODRIGUES, K. M. P. Intervenção literária: a estratégia de reconto na formação de leitores. Álabe, Almería, n. 26, p. 1-20, jul./dic. 2022. DOI: 10.25115/alabe26.7788.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55534-
dc.description.abstractThis study considers literary reading as a cultural practice, produced in an interac-tive process between reader and text, and between other readers and ones ‘self, with the objective of amplifying the limits of knowledge, comprehension, and coexistence. From this perspective, the objective of the research is to analyze the practices of pedagogic interven-tion, having reading strategies in mind, according to Solé (1998), and the ways that they have repercussions in the reading comprehension process of children. In this way, active research, with a qualitative and descriptive focus, is carried out in a second stage children’s education class, with students between the ages of five and six, from a school within the municipal network of Minas Gerais, Brazil. This is supported by the studies of Cosson (2006); Goulart (2012) and Martins (2010), in dialogue with authors that approach the subject. The results of the study reveal that the mediation of the educators and the development of didactic-peda-gogic strategies are fundamental in the path of children’s reading acquisition and comprehen-sion, contributing to the process of reader formation.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherRed Internacional de Universidades Lectoras (RIUL)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceÁlabe - Revista de la Red de Universidades Lectoraspt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectRecontopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectRecountpt_BR
dc.subjectReader formationpt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.titleIntervenção literária: a estratégia de reconto na formação de leitorespt_BR
dc.title.alternativeLiterary intervention: retelling strategy in the teaching of readerspt_BR
dc.title.alternativeIntervención literaria: la estrategia de recuento en la formación de lectorespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste estudo considera a leitura literária como uma prática cultural, que ocorre num processo de interação entre o leitor e o texto, entre outros leitores e consigo mesmo, de modo a ampliar as fronteiras do saber, do compreender e do conviver. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo analisar práticas de intervenção pedagógica, considerando as estratégias de leitura, segundo Solé (1998), e o modo como repercutem no processo de com-preensão leitora das crianças. Nessa direção, foi realizada uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, em uma turma da segunda etapa da Educação Infantil, com crianças de cinco e seis anos de uma escola da rede municipal em Minas Gerais, Brasil. Para tanto, apoia-se nos estudos de Cosson (2006), Goulart (2012) e Martins (2010) em diálogo com autores que abordam a temática. Os resultados da pesquisa revelam que a mediação do professor e a elaboração de estratégias didático-pedagógicas são fundamentais no percurso de aquisição e compreensão da leitura pelas crianças, contribuindo para o processo de formação de leitores.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Intervenção literária a estratégia de reconto na formação de leitores.pdf565,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons