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dc.creatorNeves, Jefferson Adriano-
dc.creatorPierson, Alice Helena Campos-
dc.date.accessioned2022-11-21T16:19:27Z-
dc.date.available2022-11-21T16:19:27Z-
dc.date.issued2022-04-21-
dc.identifier.citationNEVES, J. A.; PIERSON, A. H. C. Interações discursivas, práticas epistêmicas e o ensino de Relatividade restrita. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, p. 1-31, jan./dez. 2022. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2022u22525.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55540-
dc.description.abstractIn this research, we analyzed the discursive interactions that emerge in the classroom during the design of a teaching sequence on the concepts of space and time, within the scope of the Einstein's Theory of Special Relativity (TSR). We also identified the engagment in epistemic practices by students and the teacher's role in this process. For this, we planned the sequence of activities developed with students in the first semester of an physics teacher education course. The activities were recorded in audio and video, divided into seven teaching episodes, then transcribed and analyzed using Argumentative Processes and Epistemic Practices and Movements. From the analysis, we identified the students' engagement in nine epistemic practices. This process involved a high degree of inference, so that the context was crucial to distinguish between practices. Another key element of the whole process was the teacher, as their actions throughout the episodes were modified according to the intended problem-situation or in order to meet the pedagogical objectives.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)pt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)pt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectFísica moderna e contemporâneapt_BR
dc.subjectArgumentopt_BR
dc.subjectTeoria da relatividade restritapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFísica modernapt_BR
dc.subjectFísica contemporâneapt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectModern and contemporary physicspt_BR
dc.subjectArgumentpt_BR
dc.subjectSpecial relativity theorypt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectModern physicspt_BR
dc.subjectContemporary physicspt_BR
dc.titleInterações discursivas, práticas epistêmicas e o ensino de Relatividade restritapt_BR
dc.title.alternativeDiscursive interactions, practices and the teaching of Special relativitypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, analisamos as interações discursivas que emergem em sala de aula durante o desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre os conceitos de espaço e tempo, no âmbito da Teoria da Relatividade Restrita (TRR). Também identificamos práticas epistêmicas mobilizadas pelos estudantes e o papel do professor nesse processo. A sequência, planejada para o contexto da pesquisa, foi realizada com estudantes do primeiro período do curso de Licenciatura em Física. As atividades foram gravadas em áudio e vídeo, resultando em sete episódios de ensino, transcritos e analisados por meio dos Processos Argumentativos e das Práticas e Movimentos Epistêmicos. A partir da análise, identificamos o envolvimento dos estudantes em nove práticas epistêmicas. Esse processo teve alto grau de inferência e o contexto foi essencial na distinção entre as práticas. Outro elemento fundamental na realização da sequência foi o papel do professor, considerando as diferentes dinâmicas de suas ações, como decorrência da situação-problema desenvolvida e dos objetivos pedagógicos.pt_BR
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