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dc.creatorSouza, Larissa Laura Gonçalves Fernandes de-
dc.date.accessioned2023-01-23T16:43:10Z-
dc.date.available2023-01-23T16:43:10Z-
dc.date.issued2023-01-23-
dc.date.submitted2022-11-25-
dc.identifier.citationSOUZA, L. L. G. F. de. Pães de fermentação natural: percepções e atitudes dos consumidores. 2023. 75 p. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Saúde)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55839-
dc.description.abstractThe NF process is a trend in the bakery area that meets consumer desires for more natural and healthier products. Therefore, this project aimed to study consumers' perceptions and attitudes about SFB consumption and its nutritional aspects. For this, an online survey was conducted to assess consumers' knowledge about the product and the SFB production process. The questionnaire was divided into five sessions for characterizing and analyzing the profile of consumers; was applied through dissemination on social networks and by email, through Google forms, obtaining 191 valid responses, the data were analyzed using the IBM SPSS Statistics software version 22. The results indicated that the consumption and purchase of SFB were diverse aspects, such as sensorial, healthiness and because they are more natural products. It was observed that consumers' knowledge about the SFB production process is recurrent, 85.86% of the participants know about the subject, and 53.6% identify its characteristics, such as sensory characteristics, terms associated with the use of natural fermentation and health benefits. Despite consumers' prior knowledge about SFB, it was noted that it is still necessary to better disseminate the product concept and production process, making consumers aware of its real benefits, as well as the reading of labels. The results obtained in this study will contribute to the development of new products, commercialization, marketing strategies and consumer awareness, in order to help diversify healthier and more natural products for the bakery sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFermentação naturalpt_BR
dc.subjectAspectos nutricionaispt_BR
dc.subjectPanificaçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectNatural fermentationpt_BR
dc.subjectNutritional aspectspt_BR
dc.subjectBread makingpt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectLevainpt_BR
dc.titlePães de fermentação natural: percepções e atitudes dos consumidorespt_BR
dc.title.alternativeSourdough fermented bread: consumer perceptions and attitudespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Nutrição e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jéssica Ferreira-
dc.contributor.referee1Amante, Patrícia Regina-
dc.contributor.referee2Pereira, Rafaela Correa-
dc.contributor.referee3Bastos, Sabrina Carvalho-
dc.description.resumoO processo de FN é uma tendência na área da panificação que vai ao encontro dos anseios do consumidor em relação a produtos mais naturais e saudáveis. Diante disso, este projeto objetivou estudar as percepções e as atitudes dos consumidores sobre o consumo de PFN e seus aspectos nutricionais. Para isso, foi conduzida uma pesquisa online que avaliou o conhecimento dos consumidores sobre o produto e o processo de produção dos PFN. O questionário foi fragmentado em cinco sessões para caracterização e análise do perfil dos consumidores, foi aplicado através da divulgação em redes sociais e por e-mail, por meio da ferramenta Google formulários, obtendo 191 respostas válidas, os dados foram analisados pelo software IBM SPSS Statistics versão 22. Os resultados indicaram que o consumo e compra de PFN foram diversos aspectos, tais como sensoriais, saudabilidade e por se tratarem de produtos mais naturais. Observou-se que o conhecimento dos consumidores sobre o processo de produção de PFN é recorrente, 85,86% dos participantes conhecem sobre assunto, sendo que 53,6% identificam suas características específicas, como sensoriais, termos associados ao uso de FN e benefícios a saúde. Apesar do conhecimento prévio dos consumidores sobre o PFN, notou-se que ainda é necessário uma melhor difusão do conceito do produto e processo de produção, conscientizando o consumidor sobre seus reais benefícios, bem como sobre a leitura dos rótulos. Os resultados obtidos neste estudo contribuirão para o desenvolvimento de novos produtos, comercialização, estratégias de marketing e conscientização do consumidor, de forma a auxiliar para a diversificação de produtos mais saudáveis e naturais para o setor de panificação.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Nutriçãopt_BR
dc.subject.cnpqNutriçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862657245830352pt_BR
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