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dc.creatorSilva, Edina Aparecida da-
dc.date.accessioned2023-01-31T12:14:58Z-
dc.date.available2023-01-31T12:14:58Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.date.submitted2022-09-27-
dc.identifier.citationSILVA, E. A. da. Marcas de oralidade em textos multimodais: uma análise do gênero charge. 2022. 79 p. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55901-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze orality marks present in writing in multimodal texts. For the analysis, a corpus formed by 14 cartoons that circulate in newspapers, magazines and internet sites was constituted. The analyzed cartoons were selected due to linguistic variations, the resources used to highlight each one, such as gestures, onamatopoeias, that is, the various linguistic and non-linguistic resources used. The textual genres cartoons texts are characterized as multimodal texts, as they present a varied number of resources. Punctuating this issue, we can highlight the concept of orality advocated by Rojo(2009,2013, 2016), Ribeiro(2012) and Kress(1995), whose authors highlight the importance of different texts present in contemporary times. Multimodal texts are widely used to express a certain opinion, position, among others. But, it is necessary to emphasize, mainly, how this type of text can influence a certain reader. Taking this issue into account, it is proposed that the use of language, and in this case oral language, has aroused more and more interest and is therefore the reason for several studies and, therefore, several discussions about it. The occurrence of orality marks of different types, such as those related to conversational markers and linguistic variation in speech, points to the interaction between speech and writing, which are not opposite poles as in the dichotomous view of these two language modalities (MARCUSCHI , 2008). For Marcuschi (2002), Urbano (1995) and Marquesi, Pauliukonis and Elias (2017) the spoken language may present itself in a dialogic manner and may undergo changes according to interactions. In the cartoon genre, we go through the studies of Costa (2020), Marquesi, Pauliukonis and Elias (2017), in which the authors highlight the use of a certain critical content, a certain humor to indicate a political vision, historical context and situations experienced in everyday life . In this sense, the theoretical research was based on authors such as Marcuschi (2001, 2008), Koch and Elias (2006), Rojo (2012), Marquesi, Pauliukonis and Elias (2017), Castilho (2002) and Dionísio (2005). This study indicated that there are oral language traits that signal conversational markers and linguistic variation in the cartoon genre. And, that the reading and understanding of these texts found in the digital environment may change according to the inserted context and in addition to being essential previous, current and advanced knowledge on a given subject.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectMarcas de oralidadept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectMultissemiosept_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectOrality markspt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectMultisemiosispt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectCartoonpt_BR
dc.titleMarcas de oralidade em textos multimodais: uma análise do gênero chargept_BR
dc.title.alternativeOrality marks in multimodal texts: ananalysis of the genre chargept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Raquel Márcia Fontes-
dc.contributor.referee1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee2Huback, Ana Paula-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar marcas de oralidade presentes na escrita em textos multimodais. Para a análise, foi constituído um corpus formado por 14 charges que circulam em jornais, revistas e sites da internet. As charges analisadas foram selecionadas devido as variações linguísticas, aos recursos utilizados para destacar cada uma, como os gestos, as onamatopéias, ou seja, os diversos recursos linguísticos e não linguísticos utilizados. Os gêneros textuais charges são caracterizados como textos multimodais, pois apresentam um variado número de recursos. Pontuando essa questão, podemos destacar o conceito de oralidade defendido por Rojo(2009,2013, 2016), Ribeiro( 2012)e Kress(1995), os quais os autores destacam a importância de diferentes textos presentes na contemporaneidade. Os textos multimodais são muito utilizados para expressar determinada opinião, posição, entre outros. Mas, é preciso ressaltar, principalmente, como esse tipo de texto pode influenciar determinado leitor. Levando essa questão em consideração propõe se que o uso da língua e nesse caso a língua oral tem despertado cada vez mais interesse sendo portanto, motivo de vários estudos e com isso diversas discussões sobre a mesma. A ocorrência de marcas de oralidade de diferentes tipos, comoas que são relacionadas aos marcadores conversacionais e à variação linguística na fala, apontapara a interação fala e escrita, que não são polos opostos como na visão dicotômica sobre essasduas modalidades da língua (MARCUSCHI, 2008). Para Marcuschi(2002), Urbano (1995) e Marquesi, Pauliukonis e Elias (2017) a lingua falada poderá se apresentar de maneira diálogica própria e, poderá sofrer alterações de acordo com as interações. No gênero charge perpassamos pelos estudos de Costa(2020), Marquesi, Pauliukonis e Elias (2017), pelos quais os autores destacam o uso de um certo teor crítico, um determinado humor para assinalar uma visão política, contexto histórico e situações vivenciadas no cotidiano. Nesse sentido, a pesquisa teórica baseou- se em autores como Marcuschi (2001, 2008), Koch e Elias (2006), Rojo (2012), Marquesi, Pauliukonis e Elias (2017), Castilho (2002) e Dionísio (2005). Tal estudo indicou que há traços da língua oral que sinalizam marcadores conversacionais e variação linguística no gênero charge. E, que a leitura e compreensão desses textos encontrados no meio digital poderá sofrer alterações conforme o contexto inserido e além de ser essencial os conhecimentos anteriores, atuais e avançados sobre determinado assunto.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Letraspt_BR
dc.subject.cnpqTeoria Literáriapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0164383508833385pt_BR
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