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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Pedro Henryque de-
dc.creatorPaula, Augusto Antonio de-
dc.creatorNascimento Júnior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2023-01-31T22:24:09Z-
dc.date.available2023-01-31T22:24:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCASTRO, P. H. de; PAULA, A. A. de; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Metodologias alternativas para o ensino de Ciências: a construção dos conceitos de fases da lua e marés. In: SOUZA, I. P. de; JORGE, W. J.; GRESPAN, R. P. de C. (Org.). Saberes docentes e formação profissional: currículo, práticas e tecnologias. Maringá: Uniedusul, 2021, p. 8-19.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86010-75-6pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55930-
dc.identifier.urihttps://www.uniedusul.com.br/publicacao/saberes-docentes-e-formacao-profissional-curriculo-praticas-e-tecnologia/-
dc.descriptionO presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma aula, buscando entender como metodologias alternativas de ensino auxiliam no processo de construção dos conceitos de Fases da Lua e Maré. A experiência foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Além disso, o trabalho busca compreender a importância da disciplina no processo de formação inicial de professores. A aula teve como recursos pedagógicos um poema, um experimento, uma narrativa mítica e uma música, e com isso, foi construído junto com os alunos os conceitos de fases da Lua e sua interação com a Terra através da Maré, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro da unidade temática ‘Terra e o Universo”. Ainda assim, o tema transversal: Pluralidade Cultural, também foi trabalhado através de uma narrativa mítica da Tribo Indígena Tembé. Ao final da aula ministrada os alunos fizeram duas avaliações, a primeira utilizando a paródia como ferramenta avaliativa para o conteúdo ministrado, a segunda foi utilizado um questionário destacando os pontos positivos e os pontos a serem melhorados na prática realizada no âmbito da disciplina, método esse que consiste em manter o anonimato e evitar influencias externas durante a coleta dos relatos, esses relatos foram utilizados para análise do trabalho. Posteriormente utilizou- -se categorias, método derivado da análise de conteúdo, que por sua vez é derivado da pesquisa qualitativa. Após a análise foi possível perceber a relevância de metodologias alternativas de ensino, que utiliza recursos didáticos diversos, no processo de educação e aprendizagem, evidenciando a necessidade de se (re)pensar o ambiente de sala de aula e os recursos nele utilizados para otimizar esse processo levando em conta o contexto e a realidade em que aqueles educandos se encontram.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniedusul Editorapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectCiências - Ensinopt_BR
dc.subjectMetodologia Alternativapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectAlternative Methodologypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleMetodologias alternativas para o ensino de Ciências: a construção dos conceitos de fases da lua e maréspt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
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