Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55930
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Castro, Pedro Henryque de | - |
dc.creator | Paula, Augusto Antonio de | - |
dc.creator | Nascimento Júnior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T22:24:09Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T22:24:09Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, P. H. de; PAULA, A. A. de; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Metodologias alternativas para o ensino de Ciências: a construção dos conceitos de fases da lua e marés. In: SOUZA, I. P. de; JORGE, W. J.; GRESPAN, R. P. de C. (Org.). Saberes docentes e formação profissional: currículo, práticas e tecnologias. Maringá: Uniedusul, 2021, p. 8-19. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86010-75-6 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55930 | - |
dc.identifier.uri | https://www.uniedusul.com.br/publicacao/saberes-docentes-e-formacao-profissional-curriculo-praticas-e-tecnologia/ | - |
dc.description | O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma aula, buscando entender como metodologias alternativas de ensino auxiliam no processo de construção dos conceitos de Fases da Lua e Maré. A experiência foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Além disso, o trabalho busca compreender a importância da disciplina no processo de formação inicial de professores. A aula teve como recursos pedagógicos um poema, um experimento, uma narrativa mítica e uma música, e com isso, foi construído junto com os alunos os conceitos de fases da Lua e sua interação com a Terra através da Maré, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro da unidade temática ‘Terra e o Universo”. Ainda assim, o tema transversal: Pluralidade Cultural, também foi trabalhado através de uma narrativa mítica da Tribo Indígena Tembé. Ao final da aula ministrada os alunos fizeram duas avaliações, a primeira utilizando a paródia como ferramenta avaliativa para o conteúdo ministrado, a segunda foi utilizado um questionário destacando os pontos positivos e os pontos a serem melhorados na prática realizada no âmbito da disciplina, método esse que consiste em manter o anonimato e evitar influencias externas durante a coleta dos relatos, esses relatos foram utilizados para análise do trabalho. Posteriormente utilizou- -se categorias, método derivado da análise de conteúdo, que por sua vez é derivado da pesquisa qualitativa. Após a análise foi possível perceber a relevância de metodologias alternativas de ensino, que utiliza recursos didáticos diversos, no processo de educação e aprendizagem, evidenciando a necessidade de se (re)pensar o ambiente de sala de aula e os recursos nele utilizados para otimizar esse processo levando em conta o contexto e a realidade em que aqueles educandos se encontram. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Uniedusul Editora | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Alternativa | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | pt_BR |
dc.subject | Alternative Methodology | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | Metodologias alternativas para o ensino de Ciências: a construção dos conceitos de fases da lua e marés | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Livros e capítulos de livros |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.