Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55940
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2023-02-01T19:35:55Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T19:35:55Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, D. B.; GARCIAS, M. de O.; CAMPOS, S. A. C. (In)eficiência das escolas públicas do Paraná: um estudo a partir da análise envoltória de dados. Revista Paranaense De Desenvolvimento, Curitiba, v.43, n.142, p.137-154, jan./jun. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55940 | - |
dc.description.abstract | Considering the relevance of efficiency in resource allocation, this study aimed to ascertain how (in)efficient public schools in Paraná in 2017 and 2019. Microdata from the Basic Education Assessment System (SAEB) and the School Census were used. Data Envelopment Analysis was used as methodology. As inputs, school infrastructure scores, student socioeconomic level scores, teachers with higher education percentage and principal’s education, were used. As a product, the scores obtained in the SAEB examination were used. The average efficiency of public schools in Paraná in 2017 was 0.8256, and in 2019 it was 0.8279. Rural schools were, on average, more efficient than urban schools and, among administrative dependencies, federal schools were the most efficient, both in 2017 and 2019. The mesoregions more to the center and south of the state presented higher efficiency averages, while the eastern mesoregions were the least efficient. In addition, management variables were verified that can be the object of public policy formulators to promote the increase of educational efficiency, such as the attendance of students’ parents to meetings; the encouragement, by the parents, so their children study and not miss classes; as well as the homework correction by teachers. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Revista Paranaense de Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Microdados | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Data Envelopment Analysis (DEA) | pt_BR |
dc.subject | Micro-data | pt_BR |
dc.title | (In)Eficiência das Escolas Públicas do Paraná: um estudo a partir da análise envoltória de dados | pt_BR |
dc.title.alternative | (In)Efficiency of Public Schools of Paraná: a study based on data envelopment analysis | pt_BR |
dc.title.alternative | (En)Eficiencia de las Escuelas Públicas de Paraná: un estudio basado en el análisis de envoltura de datos | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a relevância da eficiência na alocação dos recursos, buscou-se, neste estudo, averiguar quão (in)eficientes foram as escolas públicas do Paraná nos anos de 2017 e 2019. Utilizaram-se os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Censo Escolar. Empregou-se como metodologia a Análise Envoltória de Dados. Como insumos, foram utilizados escores de infraestrutura escolar, escores de nível socioeconômico do aluno, porcentagem de professores com curso superior e a escolaridade do diretor. Como produto, foram utilizadas as notas obtidas no exame do SAEB. A eficiência média das escolas públicas paranaenses em 2017 foi de 0,8256, e em 2019 foi de 0,8279. As escolas rurais foram, em média, mais eficientes do que as escolas urbanas e, entre as dependências administrativas, as escolas federais foram as mais eficientes, tanto em 2017 como em 2019. As mesorregiões mais ao centro e sul do Estado apresentaram maiores médias de eficiência, enquanto as mesorregiões do leste foram as menos eficientes. Além disso, foram verificadas variáveis de gestão que podem ser objeto dos formuladores de políticas públicas para promover a elevação da eficiência educacional, como, por exemplo, o comparecimento dos pais dos alunos às reuniões; o incentivo, por parte dos pais, para que os filhos estudem e não faltem às aulas; bem como a correção do dever de casa pelos professores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DAE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_(In)Eficiência das Escolas Públicas do Paraná: um estudo a partir da análise envoltória de dados.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons