Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ederson Aparecido de-
dc.date.accessioned2023-03-01T16:45:44Z-
dc.date.available2023-03-01T16:45:44Z-
dc.date.issued2023-03-01-
dc.date.submitted2022-12-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, E. A. de. A percepção dos responsáveis dos estudantes de escolas particulares da cidade de Lavras: o contexto do ensino remoto na pandemia. 2022. 238 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Ambiental)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56080-
dc.description.abstractThe social isolation resulting from the Covid-19 pandemic required adaptations from all sectors of society, including the educational system. The objective of this study is to analyze the perceptions of parents and guardians of private school students regarding remote teaching in the city of Lavras-MG. To this end, a questionnaire was applied to parents and guardians of high school students in private schools in the years 2020 and 2021. The focus was to collect information on the socioeconomic profile of participants, institutions, and students. Through this study, it was possible to identify the difficulties and challenges faced by parents, guardians, students, teachers, and institutions regarding remote teaching and learning during lockdown. The sample consisted of participants from six private institutions in Lavras-MG, the majority being female, aged 37 years or older and most married. It was observed that 50.0% of them had completed higher education or postgraduate studies and had a family income of up to three minimum wages. The biggest difficulties pointed out for remote teaching were lack of time to accompany the children in their studies, lack of socialization of the children, low quality of the education offered and lack of teacher training. About learning, statements diverged; but most believe that the effort of the child and the help of the family were essential factors in this context. Adequate teacher training was also highlighted as a differential. Even so, most claim that learning was hampered by the conditions in which they were carried out. About the families' relationship with the school, it was found that there were not many problems regarding monthly fees. However, it’s clear that the remote teaching imposed during the Covid-19 pandemic provided weak and deficient learning for students, which had its result greatly influenced by student performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCoronavirus disease 2019pt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectEducational institutionspt_BR
dc.titleA percepção dos responsáveis dos estudantes de escolas particulares da cidade de Lavras: o contexto do ensino remoto na pandemiapt_BR
dc.title.alternativeThe perception of respondents of students at private schools in the city of Lavras: the context of remote teaching during the pandemicpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Científica e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento Júnior, Antônio Fernandes-
dc.contributor.referee1Silva, Luciana da-
dc.contributor.referee2Resende, Victor Henrique de-
dc.description.resumoO isolamento social proveniente da pandemia da Covid-19 exigiu adaptações de todos os setores da sociedade, dentre eles o sistema educacional. O objetivo deste estudo é analisar as percepções dos pais e responsáveis pelos estudantes de escolas particulares perante o ensino remoto na cidade de Lavras-MG. Para tanto, foi aplicado um questionário aos pais e responsáveis por alunos do ensino médio em escolas privadas nos anos de 2020 e 2021. O foco foi coletar informações sobre o perfil socioeconômico dos participantes, as instituições e os alunos. Através deste estudo foi possível identificar as dificuldades e desafios enfrentados pelos pais, responsáveis, alunos, professores e instituições com relação ao ensino remoto e aprendizagem durante o confinamento. A amostra foi composta por participantes de seis instituições particulares de Lavras-MG, sendo a maioria do sexo feminino, com idade superior ou igual a 37 anos e a maior parte casada. Observou-se que 50,0% deles possuem ensino superior completo ou pós-graduação, e renda familiar de até três salários-mínimos. As maiores dificuldades apontadas para o ensino remoto foram a falta de tempo para acompanhar os filhos nos estudos, falta de socialização dos filhos, baixa qualidade do ensino ofertado e falta de capacitação dos professores. Sobre a aprendizagem, as declarações divergiram; mas boa parte acredita que o esforço do filho e o auxílio da família foram fatores essenciais neste contexto. A adequada capacitação do professor também foi destacada com um diferencial. Mesmo assim, a maioria afirma que a aprendizagem foi prejudicada pelas condições em que foram realizadas. No que diz respeito ao relacionamento das famílias com a escola, verificou-se que não houve muitos problemas com relação às mensalidades. Contudo, percebe-se que o ensino remoto imposto durante a pandemia da Covid-19 proporcionou uma aprendizagem fraca e deficiente para os alunos, a qual teve seu resultado muito influenciado pelo desempenho do aluno.pt_BR
dc.publisher.departmentNão especifica vinculação com nenhum departamentopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Científica e Ambiental - Mestrado (Dissertação)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.