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Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Claudionice Siqueira-
dc.date.accessioned2013-05-16T13:22:30Z-
dc.date.available2013-05-16T13:22:30Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-03-12-
dc.identifier.citationCHAVES, C. S. Percepção de aspectos éticos no serviço público: um estudo descritivo sob a ótica dos servidores públicos do Município de Lavras – MG. 2013. 155 p. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Públicas do Estado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/561-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, área de concentração Gestão de Organizações Públicas do Estado, para obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAgente públicopt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectVirtudept_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectPublic officialpt_BR
dc.subjectPublic servicept_BR
dc.subjectVirtuept_BR
dc.titlePercepção de aspectos éticos no serviço público: um estudo descritivo sob a ótica dos servidores públicos do Município de Lavras - MGpt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão de Organizações Públicas do Estadopt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Mozar José de-
dc.contributor.referee1Rigatto, Silvia Helena-
dc.contributor.referee1Carvalho, Virgínia Donizete de-
dc.description.resumoA discussão da ética nas organizações deixou de ser um modismo face às exigências da sociedade que cobram uma postura que visem além do lucro o bem estar do cidadão. Na organização pública, a sociedade espera que os serviços disponibilizados sejam eficientes e que os servidores atuem em conformidade com o interesse público, administrando os recursos públicos de forma apropriada com os fins propostos. Espera-se uma postura ética do agente público. Uma das três abordagens mais atuais em ética normativa é a ética da virtude. Ela pode, inicialmente, ser identificada como aquela que enfatiza as virtudes, ou o caráter moral, em contraste com a abordagem que enfatiza deveres ou regras, ou que enfatiza as consequências das ações. Nesta perspectiva, analisando-a no contexto da Administração Pública Municipal de Lavras, levantaram-se os seguintes questionamentos: como o código de ética, os elementos inerentes à ética pessoal e de terceiros e a ética no trabalho são percebidos pelos servidores públicos do município de Lavras? Como os servidores percebem a influência de deveres éticos no exercício de suas atividades diárias? Buscando resposta para essas e outras indagações que surgem a partir daí, objetivam-se com o estudo analisar a percepção sobre os deveres morais e éticos que orientam o comportamento dos servidores públicos do município de Lavras, Minas Gerais. Este trabalho se enquadra na categoria denominada estudo quantitativo-descritivo e exploratório, utilizando como instrumento questionário estruturado, que mensura a percepção do servidor por meio de escala do tipo likert de cinco pontos. Adota com procedimento o levantamento do tipo censo e utiliza o software Survey Monkey. Os resultados da pesquisa demonstraram que os servidores têm interesse em aprender sobre ética no serviço público; que no tocante à ética pessoal se apresentam com condutas adequadas ao serviço público, contudo, tendem a perceber que seus colegas de trabalho poderiam atuar de forma mais ética. Em relação à ética no trabalho demonstraram que seus comportamentos ora se apresentavam coerentes ética e moralmente e, ora se apresentaram em conflito quanto aos interesses pessoais e o interesse públicopt_BR
dc.description.resumoThe ethics discussion in organizations are no longer seen as fashionable, despite the requirements set by society who demands an ethics stance from organizations that now focus more on profits than focus on the citizen’s well being. With regards to public organizations, society has certain expectations that available services are being delivered with efficiency and that the public officers are acting in compliance with the public interest, that public resources are being managed in an appropriate form according to the end. What is expected is a Public Office ethics stance. One of the most current approaches in normative ethics, is virtue ethics. It can be defined as one that emphasizes the virtues or the moral character in contrast of which one the emphasizes duty or rules or that emphasizes actions or consequences. In this perspective, analyzing it in Lavra´s municipality public administration arises the follows questions: how does the code of ethics influence, as the code of ethics, the elements inherent in personal ethics and others and work ethics are perceived by the Lavras’ municipal public officials? How the public officials perceive the ethical duties influencing their daily activities? Seeking answers to this and others questions that arose from it, this research focuses on the ethical and moral duties perceived by the Lavras municipality public officials and what guides their behaviors. This study is classified into the quantitative-descriptive exploratory category and is used as a tool to structure questionnaires that measure the officials’ perception behind the scale of five points likert. This has adopted a census of procedure to mapping the data and has utilized SurveyMonkey software to collect them. The research results showed that the officials have an interest in learning about ethics in the public services; regarding the question about personal ethics, they perceive themselves with an appropriate behavior in public service execution; however they perceives their coworkers, who could act more ethically. With regards to ethics in the workplace they showed that their ethical behavior were consistent with ethical and moral but sometimes they showed conflicts between their personal interests and the public interestpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)

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