Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Alessandra Aparecida Bastos-
dc.date.accessioned2023-03-24T18:53:43Z-
dc.date.available2023-03-24T18:53:43Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.date.submitted2022-12-19-
dc.identifier.citationPAULA, A. A. B. O congado como cultura de resistência popular e educação antirracista: vozes e olhares no município de Oliveira, Minas Gerais. 2022. 167 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Ambiental)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56318-
dc.description.abstractDespite being a secular cultural celebration brought by enslaved people from different African nations and being inserted in the Brazilian cultural context, Congado still faces strong resistance of acceptance and respect from society, mainly due to religious and racial issues. The present study aims to investigate the relationship of cultural and symbolic aspects pertaining to the celebration of the celebration of N. Sra. do Rosário in the Municipality of Oliveira-MG as a foundation for the development, implementation and pedagogical actions in order to mitigate and demystify the views prejudiced in relation to this manifestation. Specifically, we intend to analyze how Congado contributed to the enrichment of pedagogical praxis anchored in the culture of resistance, in political, social, religious, corporal and racial issues in the lives of young people participating in the festivities and in the local community. The hypothesis arises in the sense of exposing that Congado presents itself as a cultural manifestation of resistance and can contribute to the expansion and creation of multidisciplinary teaching pedagogies. The subjects participating in Congado were interviewed: from its founders to young beginners. To analyze the content of the interviews and prove the scientific relevance of the study, the methodology adopted is based on the Content Analysis proposed by Laurence Bardin. The study has aspects of participatory, exploratory and descriptive research. The partial results of the study point to a difficulty in inserting the culture of Congado in pedagogical content based on ethnic-racial and cultural prejudices that still expose the wounds of more than three centuries of slavery in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCongadapt_BR
dc.subjectCultura de resistênciapt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectResistance culturept_BR
dc.subjectAfro-racial pedagogypt_BR
dc.subjectOliveira (MG)pt_BR
dc.titleO congado como cultura de resistência popular e educação antirracista: vozes e olhares no município de Oliveira, Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeCongado as a culture of popular resistance and anti-racist education: voices and views in the municipality of Oliveira, Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Científica e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento Júnior, Antônio Fernandes-
dc.contributor.referee1Resende, Victor Henrique de-
dc.contributor.referee2Silva, Jeremias Brasileiro da-
dc.contributor.referee3Festozo, Marina Battistetti-
dc.description.resumoApesar de ser uma celebração cultural secular trazida pelos escravizados de diversas nações africanas e estar inserida no contexto cultural brasileiro, o Congado ainda enfrenta forte resistência de aceitação e respeito por parte da sociedade, principalmente devido às questões religiosas e raciais. O presente estudo tem como objetivo investigar a relação dos aspectos culturais e simbólicos pertencentes à celebração do festejo de N. Sra. do Rosário no Município de Oliveira-MG como alicerce para o desenvolvimento, implementação e ações pedagógicas no sentido de mitigar e desmistificar os olhares preconceituosos em relação a essa manifestação. Especificamente, pretende-se analisar como o Congado contribuiu para o enriquecimento da práxis pedagógica ancorado na cultura de resistência na questão política, social, religiosa, corporal e racial na vida dos jovens participantes do festejo e da comunidade local. A hipótese surge no sentido de expor que o Congado se apresenta como uma manifestação cultural de resistência e pode contribuir para expansão e criação de pedagogias de ensino multidisciplinares. Foram entrevistados os sujeitos participantes do Congado desde seus fundadores aos jovens iniciantes. Para analisar o conteúdo das entrevistas e comprovar a relevância cientifica do estudo, a metodologia adotada pauta-se na Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. O estudo possui aspectos de pesquisa participante, exploratória e descritiva. Os resultados parciais do estudo apontam para uma dificuldade de inserção da cultura do Congado no conteúdo pedagógico fundamentado em preconceitos étnico-raciais e culturais que ainda expõem as feridas dos mais de três séculos de escravidão no Brasil.pt_BR
dc.publisher.departmentNão especifica vinculação com nenhum departamentopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7996401359273423pt_BR
Aparece nas coleções:Educação Científica e Ambiental - Mestrado (Dissertação)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.