Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56344
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo-Moreira, Fernando M. | - |
dc.creator | Tsuchida, Jefferson Esquina | - |
dc.creator | Krug, Cristiano | - |
dc.creator | Almeida, Luis Fernando Magnanini de | - |
dc.creator | Gomes, Raphael Fortes Infante | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T17:57:24Z | - |
dc.date.available | 2023-03-27T17:57:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-07 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO MOREIRA, F. M. et al. A carreira de Engenharia Física no Brasil após duas décadas de atividades. Vértice Técnica, [S.l.], p. 30-43, jul. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56344 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source | Revista Vértice Técnica | pt_BR |
dc.subject | Engenharia física | pt_BR |
dc.subject | Formação transdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Egressos | pt_BR |
dc.subject | Multiespecialistas | pt_BR |
dc.title | A carreira de Engenharia Física no Brasil após duas décadas de atividades | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo analisa a consolidação da carreira de Engenharia Física no Brasil ao longo das duas primeiras décadas contabilizadas a partir do ano de criação do curso (1999-2020). Revisamos os antecedentes e as motivações que fomentaram a sua concepção e o direcionamento para uma formação transdisciplinar, e analisamos a evolução desta carreira com base nas informações disponíveis sobre a área e em dois estudos que abordam a atuação profissional dos egressos no país. No fim, discutimos as limitações e os estudos futuros que concernem às perspectivas da carreira de Engenharia Física no Brasil, comprovando que a filosofia de “aprender a aprender” e a proposta de formar profissionais multiespecialistas têm sido logradas com êxito. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DFI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_A carreira de Engenharia Física no Brasil após duas décadas de atividades.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons