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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Nivaldo Calixto-
dc.creatorOliveira, Dalgiza Andrade-
dc.creatorDias, Célia da Consolação-
dc.creatorMiranda, Angélica Conceição Dias-
dc.date.accessioned2023-03-28T14:10:47Z-
dc.date.available2023-03-28T14:10:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRIBEIRO, N. C.; OLIVEIRA, D. A.; DIAS, C. C.; MIRANDA, A. C. D. Importância das práticas de ciência aberta e de comunicação científica na perspectiva de atores envolvidos. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 20, n. 2022, 2019. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670366.pt_BR
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8670366pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56362-
dc.description.abstractIntroduction: Composed by several movements, Open Science has been gaining considerable notoriety in the search for increasing confidence in the research results, seeking transparency in all the elements that make up a scientific investigation process. Objective: In this scenario, this article aims to analyze the importance attributed by actors involved with Open Science and its movements and initiatives. Method: A questionnaire was sent to personalities involved in the scientific process: two groups of messaging and communication applications in audio and video over the internet and a discussion list of actors interested in the topic, composed of librarians, researchers, professors and editors. Structured by 1 open question and 20 variables related to Open Science, the respondents were instructed to indicate on a 5-point Likert scale the importance of each one, observing the context of scientific communication developed at the public university. Results: With the assistance of SPSS, descriptive statistical analysis of frequency and mean were performed. In addition, a factor analysis was applied and the possibility of condensing the information into a total of four components was identified. Conclusion: Through this study, it was concluded that, in spite of alternating the frequency, the most important mode was registered for all variables, indicating that all the initiatives and movements listed in the study were considered important by the actors involved with Open Science.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRDBCI - Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subjectCiência Abertapt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectMétodos matemáticos e estatísticospt_BR
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectOpen Sciencept_BR
dc.subjectScientific communicationpt_BR
dc.subjectMathematical methodspt_BR
dc.subjectStatistical methodspt_BR
dc.subjectFactor analysispt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.titleImportância das práticas de Ciência Aberta e de comunicação científica na perspectiva de atores envolvidospt_BR
dc.title.alternativeImportance of open science and science communication practices from the perspective of stakeholderspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Composta por vários movimentos, a Ciência Aberta vem ganhando expressividade considerável na busca pela ampliação da confiança nos resultados de pesquisa, buscando a transparência em todos os elementos que compõem um processo de investigação científica. Objetivo: Nesse cenário, objetivou-se com este artigo analisar a importância atribuída por atores envolvidos com a Ciência Aberta, seus movimentos e iniciativas. Metodologia: Um questionário foi enviado a personalidades envolvidas com o processo científico por meio de dois grupos de aplicativos de troca de mensagens e comunicação em áudio e vídeo pela internet e uma lista de discussão de atores interessados na temática, composta por bibliotecários, pesquisadores, professores e editores. Estruturado por uma questão aberta e 20 variáveis relacionadas à Ciência Aberta, os respondentes foram orientados a indicar, em uma escala Likert de cinco pontos, a importância de cada uma delas, observando o contexto da comunicação científica desenvolvido na universidade pública. Resultados: Com o auxílio do software SPSS, foram realizadas análises estatísticas descritivas de frequência e média. Ainda, aplicou-se a análise fatorial e identificou-se a possibilidade de condensar as informações em um total de quatro componentes ou agrupamentos. Conclusão: Por meio deste estudo, concluiu-se que, apesar de alternar a frequência, todas as variáveis apresentaram como moda o fator cinco, indicando que todas as iniciativas e movimentos elencados no estudo foram considerados muito importantes pelos atores envolvidos com a Ciência Aberta.pt_BR
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