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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCano, Márcio Rogério de Oliveira-
dc.creatorCorrêa, Ana Laura da Silva-
dc.creatorMariano, Lara Fernandes-
dc.creatorPimenta, Lidiane Reis Alves-
dc.date.accessioned2023-04-05T18:22:48Z-
dc.date.available2023-04-05T18:22:48Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationCANO, M. R. de O. As representações sociais masculinas na campanha publicitária de Dia dos Pais da Natura. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 57, n. 1, p. 1-15, jan./dez. 2022. DOI: 10.15448/1984-7726.2022.1.43569.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56519-
dc.description.abstractThis article reflects about the masculine representation in the pu-blicitary campaign of Natura Company, published in 2021, regarding to Father’s day celebration. It aims to infer how such social representations are constructed along the campaign, whether there is the rupture with the actual imaginary so-ciodiscoursive about the masculinity considered pattern. The study takes on a qualitative character lined into concepts of the Discourse Analysis, focusing on social representation notions, imaginary sociodiscoursive and publicitary discou-rse (CHARAUDEAU, 2007, 2010, 2017), ethos, scenes of enunciation and atopic discourse (MAINGUENEAU, 2008b, 2010, 2015, 2016), it was brought in Bourdieu’s studies (2012) and Oliveira’s (2004) the reflections about masculinity. From frame clippings of the publicitary campaign, it has been performed the enunciation scenes and ethos analysis that manifest themselves in the advertising piece, from which we infer that it is from the sponsor that emerges the atopic sexist discourse that reveal itself as the scenography manifests stereotyped places regarding to men and, consequently, to the masculinity pattern. Even the scenes that, somehow, try to break off those patterns, incorporate an image of pattern male representativeness, that doesn’t totally put away the appearance of virile man. It leads to a conclusion that, even though the advertisement shows innovation clippings and attention to the diversity, even so emerge, through the sponsor, images linked to the traditional representations of mas-culinity, once the advertisement objective is precisely to sell its product, so, it is necessary to maintain such images with the purpose of range the major number of public consumer possible.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)pt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceLetras de Hojept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectMasculinitypt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.titleAs representações sociais masculinas na campanha publicitária de Dia dos Pais da Naturapt_BR
dc.title.alternativeThe social masculine representations in the publicitary campaign of Natura’s Father’s daypt_BR
dc.title.alternativeRepresentaciones sociales masculinas en la campaña publicitaria del Día del Padre de Naturapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo reflete acerca da representação masculina na campanha publicitária da empresa Natura, divulgada em 2021, referente à celebração do Dia dos Pais. Objetiva-se depreender como tais representações sociais são construídas ao longo da campanha, se há o rompimento com os imaginários sociodiscursivos vigentes acerca da masculinidade considerada padrão. O estudo assume um caráter qualitativo, pautado em conceitos da Análise do Discurso, com foco para as noções de representação social, imaginários sociodiscursivos e discurso publicitário (CHARAUDEAU, 2007, 2010, 2017), ethos, cenas de enunciação e discurso atópico (MAINGUENEAU, 2008b, 2010, 2015, 2016), e buscou-se nos estudos de Bourdieu (2012) e Oliveira (2004) as reflexões acerca da masculinidade. A partir de recortes de frames da campanha publicitária, efetuou-se a análise das cenas de enunciação e do ethos que se manifesta na peça, dos quais depreendemos que é a partir do fiador que emerge o discurso atópico sexista, que se revela à medida que as cenografias manifestam lugares estereotipados referentes aos homens e, consequentemente, ao padrão de masculinidade. Mesmo as cenas que, de alguma forma, tentam romper com esses padrões, incorporam uma figura de representatividade padrão masculina, que não se afasta totalmente da aparência de homem viril. Conclui-se que, embora a propaganda apresente recortes de inovação e atenção à diversidade, ainda assim emergem, por meio do fiador, imagens ligadas às representações tradicionais de masculinidade, uma vez que o objetivo da propaganda é justamente vender seu produto, logo, é preciso manter tais imagens a fim de atingir o maior número possível de público consumidor.pt_BR
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