Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Antônia Flúvia Carvalho dos-
dc.date.accessioned2023-05-31T12:09:32Z-
dc.date.available2023-05-31T12:09:32Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.date.submitted2023-03-06-
dc.identifier.citationSANTOS, A. F. C. dos. Leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental: a sequência básica como proposta para o desenvolvimento de habilidades leitoras. 2023. 134 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56891-
dc.description.abstractConsidering that society is permeated by reading practices that accompany individuals throughout their lives, it is extremely important to encourage reading from early childhood. Thus, the problem that guides this research is how the teacher can explore the stories in order to contribute to the students' reading process. This research has the general objective of compiling studies on literary reading in the formation of readers and producing a pedagogical notebook with suggestions of a basic sequence that can help in pedagogical practices with literary literacy, based on classic tales. For this, it lists the following specific objectives: (i) to reflect on reading and the role that reading plays in the school context and (ii) to point out the contributions of reading classic tales in the classroom. In this bias, to seek to achieve the proposed objectives, the methodological path is anchored in the exploratory research of bibliographic review carried out in books, articles, in the Catalogs of Theses and Dissertations of CAPES, electronic journals, Scielo and Docero. As theoretical subsidies, our studies will be based on the propositions of Kleiman (1995, 2002, 2004) regarding the concept of reading, Candido (1972, 2011) and Coelho (1987, 2000, 2003) regarding literature, Abramovich (1997) and Zilberman (2005, 2007, 2012) who discuss children's literature, Cosson (2009, 2018) who discusses literary literacy, Bussatto (2003, 2005) about storytelling, Bettelheim (2022) on conception of fairy tales, among other authors who discuss the theme. This research showed that fairy tales can be used as a pedagogical potential, since it is a great resource that awakens in children their first imaginative experiences, through tales they can travel the world, meet new cultures, their emotional and social intelligence it is sharp. Therefore, the need to work more with short stories in the school environment in order to provide the formation of a more critical student. This research has as its final product the production of a pedagogical notebook following the four stages of the Basic Sequence of literary literacy suggested by Cosson (2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectContos clássicospt_BR
dc.subjectSequência básicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectClassic talespt_BR
dc.subjectBasic sequencept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleLeitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental: a sequência básica como proposta para o desenvolvimento de habilidades leitoraspt_BR
dc.title.alternativeLiterary reading in the early years of elementary education: the basic sequence as a proposal for the development of reading skillspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.contributor.referee1Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee2Coelho, Julianna Silva Glória Batista-
dc.description.resumoConsiderando que a sociedade é permeada por práticas de leitura que acompanham os indivíduos por toda a vida, é de suma importância estimular a leitura desde a tenra infância. Assim, o problema que norteia a presente pesquisa é como o professor pode explorar os contos de modo a contribuir para o processo de leitura dos educandos. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral compilar estudos sobre a leitura literária na formação de leitores e produzir um caderno pedagógico com sugestões de uma Sequência Básica que podem auxiliar nas práticas pedagógicas com o letramento literário, a partir de contos clássicos. Para isso, elenca como objetivos específicos: (i) refletir sobre a leitura e a função que a leitura exerce no contexto escolar e (ii) apontar as contribuições da leitura de contos clássicos em sala de aula. Nesse viés, para buscar alcançar os objetivos propostos, o percurso metodológico está ancorado na pesquisa exploratória de revisão bibliográfica realizada em livros, artigos, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, revistas eletrônicas, Scielo e Docero. Como subsídios teóricos os nossos estudos serão embasados nas proposições de Kleiman (1995, 2002, 2004) no que concerne ao conceito de leitura, Candido (1972, 2011) e Coelho (1987, 2000, 2003) a respeito da literatura, de Abramovich (1997) e Zilberman (2005, 2007, 2012) que discutem sobre literatura infantil, Cosson (2009, 2018) que disserta sobre o letramento literário, Bussatto (2003, 2005) a respeito da contação de histórias, Bettelheim (2022) na concepção dos contos de fadas, dentre outros autores que discutem a temática. Esta pesquisa evidenciou que os contos de fadas podem ser utilizados como um potencial pedagógico, já que é um ótimo recurso que desperta nas crianças as suas primeiras experiências imaginativas, através dos contos elas podem viajar pelo mundo, conhecer novas culturas, sua inteligência emocional e social é aguçada. Por isso, a necessidade de trabalhar mais os contos no ambiente escolar a fim de proporcionar a formação de um aluno mais crítico. Esta pesquisa tem como produto final a produção de um caderno pedagógico seguindo as quatro etapas da Sequência Básica de letramento literário sugerida por Cosson (2018).pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons