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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Danielle Cristina-
dc.creatorGonçalves, Laise Vieira-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2023-06-01T13:13:43Z-
dc.date.available2023-06-01T13:13:43Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPEREIRA, D. C.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Environmental and sociocultural issues: the movie "Brave New Land” (Brava Gente Brasileira) and dialogues with students in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID – Biology). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 19, n. 1, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56913-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourcePeriódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEducação socioambientalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleEnvironmental and sociocultural issues: the movie "Brave New Land” (Brava Gente Brasileira) and dialogues with students in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID – Biology)pt_BR
dc.title.alternativeQuestões ambientais e socioculturais: o filme "Brava Gente Brasileira" e os diálogos com discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-Biologia)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado a partir de uma análise da avaliação feita por alunos e alunas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Ciências Biológicas (PIBID) da Universidade Federal de Lavras –MG (UFLA), onde eles(as) puderam apresentar suas percepções sobre o filme “Brava Gente Brasileira”. O objetivo era buscar elementos que demonstrassem o quanto o filme dialoga com questões socioculturais e ambientais, promovendo uma complementação na formação de professores(as) de biologia. Para isso, usamos a pesquisa qualitativa que se enquadra na análise de conteúdo, categorizando falas em comuns desses(as) discentes. Encontramos 5 categorias expostas em um quadro, onde percebemos o quanto questões socioculturais se sobressaem, contudo, o filme traz reflexões relevantes a respeito do ambiente pantaneiro e a relação dos povos tradicionais com o local. Assim, é possível concluir que a arte cinematográfica consegue dialogar e construir um olhar crítico sobre as relações das mais diversas culturas com o coletivo e o meio ambiente.pt_BR
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