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Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Maycon Pádua-
dc.date.accessioned2023-06-30T19:18:25Z-
dc.date.available2023-06-30T19:18:25Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.date.submitted2023-04-25-
dc.identifier.citationREIS, M. P. Ambiente universitário e sofrimento psíquico: a percepção de discentes de uma universidade federal do sul de Minas Gerais. 2023. 168 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58015-
dc.description.abstractMental health within the university context is gaining increasing notoriety and importance due to the high rates of mental impairment and awareness raising for the relevance of problematizing the theme, thus the issue of educational policies aimed at university mental health becomes important. Investigating psychic suffering within the university environment has great social relevance, since clarifying the meaning of these relationships implies classifying university mental health as a public health issue, as well as discussing the consolidation of educational policies at the University focused on mental health of the academic. This study aimed to discuss the psychic suffering that emerges within university relationships and to investigate the students' perception of the mental health policies offered by a Federal University in the South of Minas Gerais. In order to reach these objectives, as a methodology, a quantitative and qualitative research was adopted, starting with the survey of works on the researched theme through bibliographical research carried out in CAPES, SciELO, BDTD and Educ@ databases. As a second step, questionnaires were applied to the student population of the researched University, with the purpose of raising quantitative and qualitative data regarding perceptions related to mental health. It was possible to understand more comprehensively the university environment and psychic suffering and, with that, the perception of students about the mental health policies offered by the university. We conclude that there are external factors to the university environment that can trigger psychological distress, but most students tend to blame the university environment. Regarding the policies offered, students tend to perceive the university as responsible for providing mental health support and assistance services and to develop the existing ones. As a result of the research, a folder on university mental health was created as an Educational Product, to be presented electronically to the management of a Federal University in the South of Minas Gerais and other higher education institutions, in addition to a proposal for a lecture on mental health to be carried out in schools in Lavras-MG.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/*
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectAmbiente universitáriopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectUniversity environmentpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.titleAmbiente universitário e sofrimento psíquico: a percepção de discentes de uma universidade federal do sul de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeUniversity environment and psychic suffering: the perception of students at a federal university in the south of Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Regilson Maciel-
dc.contributor.referee1Borges, Regilson Maciel-
dc.contributor.referee2Bruzi, Alessandro Teodoro-
dc.contributor.referee3Anjos, Ricardo Eleutério dos-
dc.description.resumoA saúde mental dentro do contexto universitário ganha cada vez mais notoriedade e importância devido aos altos índices de acometimento mental. Existe um despertar de consciência para a relevância de problematizar a temática, assim, a questão das políticas educacionais voltadas para saúde mental universitária se fazem importantes. Investigar o sofrimento psíquico dentro do ambiente universitário tem grande relevância social, uma vez que, esclarecer o sentido em que essas relações podem ser pensadas implica situar a saúde mental universitária como uma questão de saúde pública, bem como discutir a consolidação de políticas educacionais da Universidade voltadas para saúde mental da/do acadêmico. Este trabalho parte do programa de pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação e teve como objetivos discutir o sofrimento psíquico que emerge dentro das relações universitárias e investigar a percepção dos discentes sobre as políticas em saúde mental oferecidas por uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Para o alcance desses objetivos, enquanto metodologia adotou-se a realização de uma pesquisa quanti-qualitativa, iniciando-se com o levantamento de trabalhos sobre o tema pesquisado por meio de pesquisa bibliográfica realizada em base de dados da CAPES, SciELO, BDTD e Educ@. Como segunda etapa foram aplicados questionários na população de discentes da Universidade pesquisada, com a finalidade de levantar dados quantitativos e qualitativos quanto às percepções relativas à saúde mental. Foi possível compreender de maneira mais abrangente o ambiente universitário e o sofrimento psíquico e, com isso, a percepção de discentes sobre as políticas em saúde mental oferecidas pela universidade. Concluímos que existem fatores externos ao ambiente universitário que podem ser desencadeadores de sofrimento psíquico, mas grande parte do discentes tendem a culpabilizar o ambiente universitário. Sobre as políticas oferecidas, os alunos tendem a perceber a universidade como responsável pelo fornecimento de serviços de apoio e assistência em saúde mental e ampliar os já existentes. Como resultado da pesquisa se criou, como Produto Educacional, um folder sobre saúde mental universitária a ser apresentado a gestão de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais e demais instituições de ensino superior por via eletrônica, somado a uma proposta de palestra sobre saúde mental a ser realizada em escolas da cidade de Lavras-MG.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1277062656178523pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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