Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGallo, Silvio Donizetti de Oliveira-
dc.creatorCarvalho, Alexandre Filordi de-
dc.date.accessioned2023-07-13T11:31:14Z-
dc.date.available2023-07-13T11:31:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGALLO, S. D. de O.; CARVALHO, A. F. de. Psicagogia hoje: pensar a educação para além do pedagogismo. Praxis & Saber, [S.l.], v. 14, n. 37, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58126-
dc.description.abstractBased on Michel Foucault’s course The Hermeneutics of the Subject, this article examines the concept of psychagogy and its development throughout this author’s thinking, aiming to update a problematization to advance in the inquiries about the truths that underlie contemporary education. In doing so, the argument that psychagogy can be experience with educational veridictions, beyond its pedagogism, is constructed. Thus, instead of normalizing (1) the contemporary conditions of education based on the achievement of indices and results, of homogeneous competences and attitudes of demand, and (2) the emphasis that is restricted to the teaching-learning relationship, there is the attempt to show how psychagogy contributes to the affirmation of singularities and differences, and to the constitution of subjectivities marked by the modification in the way of being of the subjects and, therefore, articulated with other games of truth.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidad Pedagógica y Tecnológica de Colombiapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourcePraxis & Saberpt_BR
dc.subjectPsicagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectModos de serpt_BR
dc.subjectSubjetividadespt_BR
dc.subjectPedagogismopt_BR
dc.subjectPsychagogypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSubjectivitiespt_BR
dc.subjectPedagogismpt_BR
dc.titlePsicagogia hoje: pensar a educação para além do pedagogismopt_BR
dc.title.alternativePsychagogy today: thinking about education beyond pedagogismpt_BR
dc.title.alternativePsicagogía hoy: pensar la educación más allá del pedagogismopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA partir do curso A Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault, o artigo investiga a noção de psicagogia e seu desdobramento ao longo do pensamento deste autor, visando a atualizar uma problematização para se avançar nas questões acerca das verdades presentes como fundamentação da educação contemporânea. Ao se fazer isso, constitui-se uma argumentação de que a psicagogia pode ser experiência com as veridicções educativas para além de seus pedagogismos. Assim, no lugar de se normalizar (1) as condições contemporâneas de experiências de educação baseadas em afirmação de índices e resultados, competências e atitudes de demandas homogêneas e (2) a ênfase restrita na relação ensino-aprendizagem, busca-se mostrar como a psicagogia contribui para a afirmação das singularidades e diferenças e para a constituição de subjetividades marcadas pela modificação do modo de ser dos sujeitos e, portanto, afeitas a outros jogos de verdade.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Psicagogia hoje: pensar a educação para além do pedagogismo.pdf385,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons