Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.creatorSilva, Joselma-
dc.date.accessioned2023-07-17T15:29:12Z-
dc.date.available2023-07-17T15:29:12Z-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V.; SILVA, J. Docência voluntaria: entre ações e percepções formativas para a docência superior. Debates em Educação, [S.l.], v. 15, n. 37, p. 1-20, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58138-
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the formative actions for higher education, based on the experiences obtained in the Voluntary Teaching project. For this, we opted fordescriptive research, in the application of a questionnaire with graduates of the Professional Master's in Educationcourse, based on Gil (2010) and Pimenta and Anastasiou (2002) on teaching in higher education; Nóvoa (1997), Freire (1983; 2007) and Imbernón (2011; 2017) on teacher training. The perception of higher teaching is based onthe knowledge and actions developed in teaching practices, becoming a two-way formative movement for undergraduateand master's students.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceDebates em Educaçãopt_BR
dc.subjectDocência superiorpt_BR
dc.subjectDocência voluntáriapt_BR
dc.subjectHigher education teachingpt_BR
dc.subjectVoluntary teachinpt_BR
dc.titleDocência voluntaria: entre ações e percepções formativas para a docência superiorpt_BR
dc.title.alternativeVoluntary teaching: between actions and formative perceptions for higher teachingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo refletir sobre as ações formativas para a docência superior, a partir das experiências obtidas no projeto de Docência Voluntária. Para isso, optou-se pela pesquisa descritiva, na aplicação de questionário com egressos do curso de mestrado Profissional em Educação, com base em Gil, Pimenta e Anastasiou sobre docência no ensino superior; Freire e Imbernón sobre formação docente. A percepção sobre docência superior se baliza pelos saberes e ações desenvolvidos nas práticas de ensino, tornando-se um movimento formativo de mão dupla para os licenciandos e para os mestrandos.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Docência voluntaria: entre ações e percepções formativas para a docência superior.pdf421,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons