Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58150
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Assis, Márcio Barbosa de | - |
dc.creator | Goulart, Ilsa do Carmo Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T20:27:14Z | - |
dc.date.available | 2023-07-18T20:27:14Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, M. B. de; GOULART, I. do C. V. Leitura em contextos escolares: uma reflexão sobre a ação mediadora e situações de letramento literário. Linha Mestra, [S.l.], n. 48, p. 15-27, set./dez. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58150 | - |
dc.description.abstract | We live in a society where literacy is an essential prerogative in our daily lives. This article brings as centrality the theoretical discussions about the theme of reader formation and literary literacy for the constitution of people, who, in addition to literate, become capable of an analytical reading, with understanding and criticality. To this end, we seek to approach some theoretical discussions about reading and literary literacy, focusing on the professor as a mediator of this formative process, contributing to communication and culture, instigating the production of meanings, critical sense and taste for reading, as well as public policies to encourage reading practices.The discussions to the need to reflect on the mediating action of the teacher in the educational process of children in creating and favoring reading, in order to enable the relationship between reader and texts. With this, the mediating action of teachers in the commitment to teach to read and to produce literary literacy events is necessary for the consolidation of reading in the school context. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação de Leitura do Brasil (ALB) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Linha Mestra | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Mediação da leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Literary literacy | pt_BR |
dc.subject | Reading mediation | pt_BR |
dc.subject | Readers training | pt_BR |
dc.title | Leitura em contextos escolares: uma reflexão sobre a ação mediadora e situações de letramento literário | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Vivemos numa sociedade em que o letramento se mostra uma prerrogativa essencial no nosso cotidiano. Esteartigo traz como centralidade as discussões teóricas a respeito da temática da formação do leitor e do letramento literário para a constituição das pessoas, que, além de letradas, tornem-se capazes de uma leitura analítica, com compreensão e criticidade. Para tanto, busca-se aproximar algumas discussões teóricas sobre leitura e letramento literário, com enfoque no docente como mediador desse processo formativo, contribuindo com a comunicação e cultura, instigando a produção de sentidos, o senso crítico e ogosto pela leitura, como também nas políticas públicas de incentivo às práticas de leitura. As discussões apontam para a necessidade de se refletir sobre a ação mediadora do professor no processo educativo das crianças em criar e favorecer a leitura, de modo a viabilizar a relação entre leitor e textos. Com isso, a ação mediadora dos professores no compromisso de ensinar a ler e de produzir eventos de letramento literário se mostra necessária para a consolidação da leitura no contexto escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Leitura em contextos escolares: uma reflexão sobre a ação mediadora e situações de letramento literário.pdf | 382,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons