Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Erica Alves | - |
dc.creator | Barros, Bruna Cury de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T19:38:01Z | - |
dc.date.available | 2023-07-27T19:38:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-07 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, E. A.; BARROS, B. C. de. Projetando o início da docência: perspectivas de estudantes do curso de Pedagogia da UFSCar. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 17, p. 134-145, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58213 | - |
dc.description.abstract | The present work refers to the under graduate students of pedagogy faculty perspectives on the beginning of teaching. Having the theoretical foundation based on the area of teacher education, we developed a qualitative research. The data was collected from a virtual discussion on the Virtual Learning Environment (VLE) proposed in the teacher education course at the UFSCar. We noticed that the students presented consensus regarding what a beginner teacher of the Basic Education Brazilian system should know. Knowledge about the students, community and school were the elements most highlighted by the students. We understand that reflecting prospectively on the insertion in teaching is an interesting path that serves as basis for professional development. Such reflection may allow a relationship between the theory studied and the practice at school. Future teacher’s approaching to the reality of the work context, confirming the presence of the practical dimension in initial training, was a central aspect of this research. We believe that the findings of this article may contribute to the professional development of teachers in order to realize that there are trails and possible knowledge to minimize the “shock of reality” and also designing paths to good educational practices. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Revista Brasileira de Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Professores iniciantes | pt_BR |
dc.subject | Inserção profissional | pt_BR |
dc.subject | Saberes profissionais | pt_BR |
dc.subject | Graduation | pt_BR |
dc.subject | Beginner teachers | pt_BR |
dc.subject | Professional insertion | pt_BR |
dc.subject | Professional knowledge | pt_BR |
dc.title | Projetando o início da docência: perspectivas de estudantes do curso de Pedagogia da UFSCar | pt_BR |
dc.title.alternative | Projecting the beginning of teaching: perspectives of students of the Pedagogy course at UFSCar | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se às perspectivas sobre o início da docência de licenciandos que cursam Pedagogia. Tendo a fundamentação teórica pautada na área de formação de professores, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo por meio de dados coletados em um fórum de discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) proposto no componente curricular obrigatório "Formação de professores" do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A análise das narrativas escritas dos estudantes apresentou que há consensos com relação ao que o professor iniciante da educação básica deve saber no que se refere aos alunos, à comunidade e à escola. Entendemos que refletir de forma prospectiva sobre a inserção na docência seja um caminho interessante que serve como base para o desenvolvimento profissional do professor. Tal reflexão pode possibilitar que haja relação da teoria estudada com a prática escolar. A aproximação do futuro professor à realidade do contexto de trabalho, firmando a presença da dimensão prática na formação inicial, foi um aspecto central desta pesquisa. Consideramos que os achados deste artigo podem contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores de modo a perceberem que há trilhas e saberes possíveis para minimizar o "choque da realidade" e também a projetar caminhos para boas práticas educativas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Projetando o início da docência perspectivas de estudantes do curso de Pedagogia da UFSCar.pdf | 186,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons