Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58257
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Aloilson Messias-
dc.date.accessioned2023-08-14T14:18:51Z-
dc.date.available2023-08-14T14:18:51Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.date.submitted2023-04-24-
dc.identifier.citationCOSTA, A. M. Processo educativo e resistência: trajetória de um educador em busca de emancipação. 2023. 98 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58257-
dc.description.abstractThis dissertation is a critical memorial of my human and educational background, from early childhood to the present writing process of this dissertation. An exercise in memory of the paths taken for my teacher training, therefore. It also presents, by intent, the purpose of understanding the consumer society and its repercussions on people's lives, based on a bibliographical review with regard to the subject. Especially with regard to the issue of alienation arising from the processes of the cultural industry understood from the perspective of authors Adorno and Horkheimer of the School of Frankfurt, in the context of post-modernity accentuated by Bauman. Analyzing this cut in the consumer society, its desires, pitfalls and habits and, what it entails in people's lives, making known that this thematic analysis discusses practical, material and present issues in social life. It also analyzes the connection between the consumer society and education, a dialogical and emancipatory reference, in Paulo Freire's systematization, in what can be implemented as theoretical and learning actions within the didactic and pedagogical field in benefit of the dissemination of a new culture of responsibility in the face of postmodern challenges. However, it is challenging, as this political and educational model does not dialogue directly with the consumerist culture that propagates, through the numerous media, an empty and unattainable happiness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectEducação dialógicapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectEducação emancipatóriapt_BR
dc.subjectConsumer societypt_BR
dc.subjectPostmodernitypt_BR
dc.subjectDialogic educationpt_BR
dc.subjectCultural industrypt_BR
dc.subjectEmancipatory educationpt_BR
dc.titleProcesso educativo e resistência: trajetória de um educador em busca de emancipaçãopt_BR
dc.title.alternativeEducational process and resistance: trajectory of an educator in search of emancipationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Neves, Jorge Alexandre Barbosa-
dc.description.resumoO presente trabalho dissertativo faz um memorial crítico de minha formação humana e educacional, desde a tenra infância até o presente processo de escrita dessa dissertação. Um exercício de memória dos caminhos percorridos para a minha formação docente, portanto. Apresenta também por intento, o propósito de uma compreensão da sociedade de consumo e as suas repercussões na vida das pessoas, a partir de uma revisão bibliográfica no que diz respeito à temática. Especialmente no que se relaciona à questão da alienação oriunda dos processos da indústria cultural compreendidos pela perspectiva dos autores Adorno e Horkheimer da Escola de Frankfurt, no contexto da pós-modernidade acentuada por Bauman. Analisando esse recorte na sociedade de consumo, seus desejos, armadilhas e seus hábitos e, o que acarreta na vida das pessoas, dando a conhecer que essa análise temática disserta acerca de questões práticas, materiais e presentes na vida social. Também, analisa a ligação entre a sociedade de consumo e educação, referencial dialógica e emancipatória, na sistematização de Paulo Freire, no que pode ser implementado como ações teóricas e de aprendizados dentro do campo didático e pedagógico em benefício para a difusão de uma nova cultura de responsabilidade perante os desafios pós-modernos. Entretanto, é desafiador, pois esse modelo político e educacional não dialoga diretamente com a cultura consumista e propagadora, pelas inúmeras mídias, de uma felicidade vazia e inatingível.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqSociologia da Educaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007226867931523pt_BR
Appears in Collections:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons