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dc.creatorCarvalho, Alexandre Filordi de-
dc.date.accessioned2023-08-24T16:39:00Z-
dc.date.available2023-08-24T16:39:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCARVALHO, A. F. de. Neoliberalismo e governamentalidade de crises no pósfascismo: que pode a educação? Praxis & Saber, [S.l.], v. 14, n. 38, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58291-
dc.description.abstractThe aim of this article is to analyze the double relationship between neoliberalism— conceived in the register of a governmentality that manages functional crises in the socioeconomic-political scope—and the emergence of post-fascism as a response to neoliberal disorientation. The hypothesis to analyze states that, nowadays, post-fascism has become one of the contemporary main modes of production of subjectivity. For this purpose, a bibliographic review that proposes the crisis as a way of functioning of neoliberal governmentality is privileged, showing that post-fascism promotes the very maintenance of successive crises. As a result, the following problematization is developed: what types of strategies are minimally required to make education an experiment laboratory against the post-fascist and, by extension, neoliberal conjuncture?pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourcePraxis & Saberpt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectPós-fascismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectPost-fascismpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleNeoliberalismo e governamentalidade de crises no pósfascismo: que pode a educação?pt_BR
dc.title.alternativeNeoliberalism and crisis governmentality under postfascism: what can education do?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do artigo é analisar a dupla relação entre neoliberalismo — concebido no registro de uma governamentalidade gestora de crises funcionais no âmbito socioeconômico-político — e a emersão do pós-fascismo como resposta à desorientação neoliberal. A hipótese da análise sustenta que, na atualidade, o pós-fascismo tornou-se um dos principais modos de produção de subjetividade contemporâneos. Para tanto, privilegia-se a revisão bibliográfica que fundamenta a crise como meio de funcionamento da governamentalidade neoliberal, evidenciando que o pós-fascismo agencia a própria manutenção de sucessivas crises. Como resultado, processa-se a seguinte problematização: que tipos de estratégias são requeridas, minimamente, para se fazer da educação um laboratório de ensaio contra a conjuntura pós-fascista e, por extensão, neoliberal?pt_BR
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