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dc.creatorNogueira, Ana Carolina Ratti-
dc.date.accessioned2023-10-09T13:18:15Z-
dc.date.available2023-10-09T13:18:15Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-07-18-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, A. C. R. Leite A2: fatores que influenciam a aceitação e intenção de compra do produto e relatos sobre o consumo. 2023. 93 p. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Saúde)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58395-
dc.description.abstractMilk and its derivatives are part of a group of foods of high nutritional value, as they are considered sources of proteins of high biological value, in addition to vitamins and minerals. Of the various elements that make up milk, we have beta-caseins that can be classified into A1 and A2. As a presupposition, studies relate the A1 variant with the production of the bioactive peptide beta-casomorphin (BCM-7), and its association in the development of several human diseases, unlike the A2 variant, which has a lower production of BCM-7 and is indicated as an easily digestible milk, not related to any human disease. However, there are few studies related to A2 milk and its influence on the human body, so this work aims to elucidate consumers' perceptions during the ingestion of milk containing A1 beta-casein and another containing only A2 beta-casein, and to evaluate their purchase and consumption intention.An online questionnaire will be applied, divided into five sections, aiming to analyze the consumer profile, milk consumption and knowledge about A2A2 milk; the assessment of milk consumption through diaries where specific information about milk consumption will be described, such as: time, meal, amount consumed, sensory perceptions and gastrointestinal symptoms/adverse events; and the sensorial analysis aiming to evaluate the grades attributed to the sensorial characteristics and purchase intention for each type of milk, together with the “text highlighting” method, in which the participant uses the text highlighting function to indicate the content that “ liked” or “disliked” while reading an explanatory text on the topic. This study will contribute to the understanding of consumer perceptions regarding A2 milk and what possible actions can be taken to inform the food industry and the population about milk containing A2 casein.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectBeta-caseínapt_BR
dc.subjectDigestibilidadept_BR
dc.subjectEstudo do consumidorpt_BR
dc.subjectLeite A2pt_BR
dc.subjectPesquisa de consumopt_BR
dc.subjectBeta-caseinpt_BR
dc.subjectDigestibilitypt_BR
dc.subjectConsumer studypt_BR
dc.subjectA2 milkpt_BR
dc.subjectConsumer researchpt_BR
dc.titleLeite A2: fatores que influenciam a aceitação e intenção de compra do produto e relatos sobre o consumopt_BR
dc.title.alternativeMilk A2: factors that influence acceptance and intention to purchase the product and reports about consumptionpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Nutrição e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jéssica Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Bastos, Sabrina Carvalho-
dc.contributor.referee1Carneiro, João de Deus Souza-
dc.contributor.referee2Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta-
dc.description.resumoO leite e seus derivados integram um grupo de alimentos de alto valor nutricional, por serem considerados fontes de proteínas de alto valor biológico, além de vitaminas e minerais. Dos vários elementos que compõem o leite, temos as beta-caseínas que podem ser classificadas em A1 e A2. Como pressuposto, estudos relacionam a variante A1 com a produção do peptídeo bioativo beta-casomorfina (BCM-7), e a sua associação no desenvolvimento de várias doenças humanas, diferentemente da variante A2 que possui menor produção de BCM-7 e é indicado como um leite de fácil digestibilidade, não estando relacionado com nenhuma doença humana. No entanto, existem poucos estudos relacionados ao leite A2 e sua influência no organismo humano, com isso esse trabalho tem como objetivo elucidar as percepções dos consumidores durante a ingestão de leite contendo beta-caseína A1 e outro contendo apenas beta-caseína A2, e avaliar a sua intenção de compra e consumo. Será aplicado um questionário online, dividido em cinco seções, visando analisar o perfil do consumidor, o consumo de leite e o conhecimento sobre leite A2A2; a avaliação do consumo de leite através de diários onde será descrito informações específicas sobre o consumo do leite, como: horário, refeição, quantidade consumida, percepções sensoriais e sintomas gastrointestinais/eventos adversos; e a análise sensorial visando avaliar as notas atribuídas as características sensoriais e de intenção de compra para cada tipo de leite, juntamente com o método “destaque de texto”, no qual o participante utiliza a função de realce de texto para indicar o conteúdo que “gostou” ou “não gostou” enquanto lê um texto explicativo sobre o tema. Esse estudo irá contribuir no entendimento das percepções do consumidor em relação ao leite A2 e quais possíveis ações podem ser tomadas para informar a indústria de alimentos e a população sobre o leite contendo a caseína A2.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Nutriçãopt_BR
dc.subject.cnpqMercadologiapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7109572865076319pt_BR
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