Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.creatorRamos, Idumea de Souza Fernandes-
dc.creatorCabral, Giovanna Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-11-10T18:54:52Z-
dc.date.available2023-11-10T18:54:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V.; RAMOS, I. de S. F.; CABRAL, G. R. Formação continuada e o fazer pedagógico docente: ressignificação das práticas alfabetizadoras? Acta Scientiarum. Education, [S.l.], v. 45, n. 1, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58524-
dc.description.abstractThis article aims to reflect on the continuing education for literacy teachers, pointing out the approaches and distances between the guidelines within program such National Pact for Literacy in the Right Age and pedagogical practice. For this, a field research was carried out, with a qualitative approach, based on interviews with literacy teachers participating in the training within the scope of the program. Subsidized in the studies of Tardif, Nóvoa, Schön, Zeichner. The research sought for the treatment of data support in Grounded Theory. From the speeches given, points of convergence were identified, comprising three dimensions of analysis: training course conception of literacy and literacy and teaching practices. The research results indicate that the training path of literacy teachers is crossed by multiple knowledge arising from training, from the experience that has repercussions in pedagogical practice.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceActa Scientiarum. Educationpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectProfessor alfabetizadorpt_BR
dc.subjectFazer pedagógicopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectLiteracy teacherpt_BR
dc.subjectTeaching pedagogicalpt_BR
dc.titleFormação continuada e o fazer pedagógico docente: ressignificação das práticas alfabetizadoras?pt_BR
dc.title.alternativeContinuing education and teaching pedagogical practice: resignification of literacy practices?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva refletir sobre a formação continuada para alfabetizadores, apontando as aproximações e os distanciamentos entre as orientações no âmbito do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o fazer pedagógico. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir de entrevistas com alfabetizadoras participantes da formação no âmbito do programa. Apoiou-se nos estudos de Tardif, Nóvoa, Schön, Zeichner e buscou-se para o tratamento dos dados apoio na Teoria Fundamentada nos Dados. Identificou-se pontos de convergência, compondo três dimensões de análise: percurso de formação, concepção de alfabetização e letramento e práticas de ensino. Os resultados indicam que o percurso de formação das alfabetizadoras se mostra atravessado por múltiplos saberes advindos da formação, da experiência que repercute no fazer pedagógico.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Formação continuada e o fazer pedagógico docente: ressignificação das práticas alfabetizadoras?.pdf200,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons