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dc.creatorVeiga , Aline Carvalho-
dc.date.accessioned2023-12-06T16:28:44Z-
dc.date.available2023-12-06T16:28:44Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.date.submitted2023-08-30-
dc.identifier.citationVEIGA, A. C. Arte e resistência: sentidos discursivos do corpo através da dança na escola. 2023. 105 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58657-
dc.description.abstractThis work aims to understand the discursive functioning of resistance in dance art through the theoretical-methodological framework of Materialist Discourse Analysis. To achieve this, I take the school as a symbolic space and analyze a dance performance that took place during a "festive junina" event. The analysis is based on a video that circulated through the digital platform: YouTube. My analysis focuses on various interconnected significant materialities. Throughout the study, I point out that the school does not provide a significant space in everyday life for a moving body. Along my journey, I also discuss how pedagogical practices remain centered around a rationalist/positivist heritage, focusing on a learning process centered on subject adaptation, a heritage that has not been sufficiently revised. The analyzed materialities access different memories of meanings in contrast to ingrained ideals and values regarding the body object in the school context. Contrary to the controlled body of rationality, I see a body that is affected and affects is revealed, a body in a state of enjoyment that produces meanings that break away from the surroundings. Through listening to the discourses present in the analyzed corpus, I was able to elaborate on some meanings of the school in relation to this particular "inappropriateness" of the dancing body. By being outside the realm of the memory of the body legitimized by the institution, the students dancing in the video brought forth the contradiction between the obedient body and the moving body. This allowed me to understand that in the school context, they experience a body that goes beyond being a mere instrument for reproducing hierarchical relationships. The discourse analysis of the video, therefore, shed light on the encounter of two worlds: that of the everyday school and the misunderstanding of this everyday by a "misfit" body. From this perspective, it enables the reflection that dance is a possible space for the occurrence of a body that symbolically (re)exists within the school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleArte e resistência: sentidos discursivos do corpo através da dança na escolapt_BR
dc.title.alternativeArt and resistance: discursive senses of the body through dance at schoolpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Cano, Márcio Rogério Oliveira-
dc.contributor.referee1Amorim, Márcia Fonseca de-
dc.contributor.referee2Chaves, Ramon-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva compreender o funcionamento discursivo da resistência na arte da dança a partir do dispositivo teórico metodológico da Análise do Discurso de filiação materialista. Para isso, tomo a escola como espaço simbólico e analisei uma apresentação de dança realizada em uma festa junina. O corpus da análise é um vídeo que circulou via plataforma digital: Youtube. Minha análise se deu sobre diferentes materialidades significantes imbricadas. No percurso, aponto que a escola não propõe espaço significativo no cotidiano para um corpo que se movimenta. Em meu trajeto, também discuto como as práticas pedagógicas permanecem centradas em uma herança racionalista/positivista, voltada para um aprendizado centrado em adaptação do sujeito, herança ainda insuficientemente revista. As materialidades analisadas fazem acessar diferentes memórias de sentidos no contraponto a ideais e valores arraigados sobre o objeto corpo na escola. Em contraponto ao corpo da racionalidade, controlado, mostra-se um corpo que é afetado e afeta, manifesta-se um corpo em fruição que produz sentidos que rompem com o entrono. A partir da escuta das discursividades no corpus pude, então, elaborar sobre alguns sentidos de escola em relação a esse certo “descabimento” do corpo que dança. Ao estar fora do lugar da memória do corpo legitimado pelo institucional, os sujeitos que dançam no vídeo trouxeram para a análise a contradição entre o corpo obediente e o corpo em movimento, o que me permitiu compreender que na escola vivenciam um corpo que está para além de um mero instrumento para reprodução das relações hierárquicas. A análise do discurso sobre o vídeo, portanto, deu visibilidade do encontro de dois mundos: o da escola cotidiana e o do equívoco desse cotidiano estranhado por um corpo “descabido”. A partir daí permitindo a reflexão de que a dança é um lugar possível de acontecimento de um corpo que (re)existe simbolicamente na escola.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Appears in Collections:Letras - Mestrado (Dissertações)



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