Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Sibely Oliveira-
dc.date.accessioned2024-01-11T16:06:23Z-
dc.date.available2024-01-11T16:06:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, S. O. A importância da (re)escrita orientada para a apropriação da escrita acadêmica na universidade. Revista do GEL, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 196-217, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58767-
dc.description.abstractThe practice of rewriting is seen by most university students as a punitive action that denounces the weaknesses found in their texts. Considering this reality, this article discusses the importance of guided (re)writing at the university and aims to describe the implications of textual rewriting for the appropriation of academic writing. The examined corpus was extracted from the textual data of an action research project developed during my PhD with the participation of a group of students from different periods of the Language Course at a private university in Belo Horizonte. The discussion is based mainly on the dialogic perspective of language from Bakhtinian postulates, and, in this way, it is recognized that writing cannot be seen in isolation from these two instances, nor can it be thought of outside its process of meaning production and social practices. In general, the results indicate that the oriented (re)writing enhances the appropriation of academic writing, promoting shifts that allow the writer, in addition to the improvement of linguistic-textual and discursive aspects of the text, to build an academic identity from the (re)knowledge of values and principles that permeate the writing practices at the university, which legitimize them in different fields of knowledge.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista do GELpt_BR
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subject(Re)escrita orientadapt_BR
dc.subjectCorreção textualpt_BR
dc.subjectAcademic writingpt_BR
dc.subject(Re)writing orientedpt_BR
dc.subjectTextual correctionpt_BR
dc.titleA importância da (re)escrita orientada para a apropriação da escrita acadêmica na universidadept_BR
dc.title.alternativeThe importance of (re)writing oriented to the appropriation of academic writing at universitypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA prática de reescrita é encarada, por grande parte dos estudantes universitários, como uma ação punitiva que denuncia as fragilidades encontradas em seus textos. É considerando esta realidade que este trabalho versa sobre a importância da (re)escrita orientada na universidade e objetiva descrever as implicações da reescrita textual na e para a apropriação da escrita acadêmica. O corpus examinado foi extraído dos dados textuais de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2018, durante meu doutorado, com a participação de um grupo de estudantes de diferentes períodos do curso de Letras de uma universidade privada de Belo Horizonte. A discussão é fundamentada principalmente na perspectiva dialógica da língua/linguagem advinda dos postulados bakhtinianos e, por esse viés, reconhece-se que a escrita não pode ser vista isolada dessas duas instâncias, nem pensada fora do seu processo de produção de sentido e das práticas sociais. Em linhas gerais, os resultados apontam que a (re)escrita orientada potencializa a apropriação da escrita acadêmica, promovendo deslocamentos que permitem ao escrevente, para além do aprimoramento de aspectos linguístico-discursivos e textuais do texto, construir uma identidade acadêmica a partir do (re)conhecimento de valores e princípios que permeiam as práticas de escrita na universidade, os quais as legitimam em diferentes campos do conhecimento.pt_BR
Appears in Collections:DEL - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons